Piramide AlimentarSe você come frutas, folhas, legumes, carnes leves e acredita que apenas por isso tem uma alimentação saudável, cuidado. A ciência da nutrição evoluiu e tem mostrado que alimentos que são saudáveis para uma pessoa podem provocar doença em outras.
Para entender melhor esta questão vamos esclarecer qual a diferença entre a nutrição tradicional e a nutrição funcional, a queridinha do momento.
A nutrição tradicional se baseia na contagem de calorias, na distribuição percentual dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e utiliza-se da pirâmide alimentar para classificar a qualidade dos alimentos. A prescrição das dietas é realizada indicando as porções dos grupos alimentares (de acordo com a pirâmide) recomendadas diariamente para cada pessoa, considerando que os alimentos ditos como saudáveis são bons para todos.
Já a nutrição funcional considera que cada metabolismo é único e que os alimentos podem interagir de forma diferente em cada pessoa. O valor nutricional dos alimentos, suas combinações e a função que eles promovem levando ao equilíbrio do organismo é o fator mais importante na escolha do que prescrever para cada indivíduo. Logo, o que é saudável para um pode provocar doença em outro.
Vamos entender na prática.
É muito comum ouvirmos que o abacate é um vilão de uma alimentação saudável, principalmente para quem busca o emagrecimento. Apesar de ser uma fruta, é muito calórico e tem alto teor de gordura. No entanto, esta é a prova que nem só de calorias vive o homem. O abacate possui propriedades que auxiliam na modulação de hormônios promovendo a saciedade, melhoram o humor e reduzem a compulsão alimentar. Além disso, possui nutrientes antioxidantes e antiinflamatórios, vitamina C e E, combatendo o cansaço do dia-a-dia e prevenindo diversas doenças. De acordo com a nutrição funcional é um alimento indispensável para quem quer emagrecer.
Já o brócolis é considerado um alimento salvador da pátria. Combate a anemia, previne diversos tipos de câncer, fortalece o sistema imunológico, auxilia no funcionamento do intestino e muitas outras maravilhas. No entanto, para quem tem problemas na tireóide, os vegetais crucíferos (brócolis, couve, repolho) não são recomendados, visto que atrapalham o bom funcionamento desta glândula. E devem ser consumidos com moderação.
Para que você possa usufruir de todos os benefícios dos alimentos e ter uma alimentação verdadeiramente saudável, busque a orientação de um nutricionista especializado em Nutrição Funcional.
Não é apenas um modismo, é a ciência evoluindo em prol da sua saúde.