Traduzindo o chassi do seu carro

Fonte: Boletim Técnico do CESVI BRASIL

16 de Fevereiro de 2013 23:41

Você sabe como ler o chassi do seu carro? Consegue identificar o que aquela sequência alfanumérica quer dizer?

Também conhecida tecnicamente como VIN (“Vehicle Identification Number”), essa identificação serve para apontar a procedência e as características do seu veículo tudo por meio de uma combinação de 17 caracteres. Baseada em normas, essa combinação permite identificar um veículo em qualquer parte do mundo. Dá para saber qual é o fabricante, o tipo de veículo, o ano e o modelo, o número de série...

POR PARTES
Essas informações são divididas em três blocos alfanuméricos. Confira:

• WMI (“world manufacturer identifier”) - identificador de fabricante mundial
Esse primeiro bloco identifica em qual país seu veículo foi produzido e o fabricante. O primeiro número aponta a região geográfica (Ex: América do Sul = 8 ou 9). Em seguida, um dígito revela o país de origem (Ex: Brasil = A a E, e 3 a 9), e o terceiro identifica a montadora.

Exemplos de países:
BRASIL 9A a 9E e 93 a 99
ARGENTINA 8A a 8E
MÉXICO 3A a 3W

Exemplos de montadoras:
GENERAL MOTORS G
FORD F
VOLKSWAGEN W

• Grupo VDS (“vehicle description section”) - seção descritiva do veículo
Esse grupo de caracteres agrupa informações que podem variar dependendo da montadora, mas normalmente identificam o modelo do veículo, a versão, o tipo de carroceria, de motorização e a quantidade de portas.

Para o exemplo acima, a “tradução” é a seguinte:
R - Modelo do veículo (Celta)
D - Versão do veículo (LT)
08 - Carroceria (hatchback)
X Motorização (1.4)
0 Número constante

• Grupo VIS (“vehicle indicator section”) seção indicadora do veículo
No último grupo de caracteres, você encontra informações relacionadas à produção do veículo: ano, local de fabricação e número de série.

Para o exemplo acima, fica assim:
4 - Indica o ano do modelo do veículo (2004)
G - Indica o local de fabricação (Gravataí RS)
117974 - Indica o número de série do veículo

TUDO IGUAL
O número gravado no vidro é do grupo VIS (ano e local de fabricação, além de número de série). E tem de ser o mesmo do número do chassi. Caso contrário, é sinal de que o vidro tem procedência duvidosa.
Se seu veículo é modelo 2013, a gravação do número do vidro deve começar com a letra D.

LETRAS PROIBIDAS
De acordo com a norma NBR 6066 (2001), as letras O, I e Q não podem ser usadas na gravação do número de chassi, devido à facilidade em confundir essas letras com outros caracteres.

O Boletim Técnico é uma publicação do CESVI BRASIL. Sua divulgação por qualquer meio é permitida desde que citada a fonte.