Tirar dupla cidadania de mais de 100 países fica mais fácil a partir de 14/08

Fonte: www.infomoney.com.br, por Paula Zogbi, em 08/08/2016

08 de Agosto de 2016 23:15

A partir do próximo domingo, 14 de agosto, brasileiros que pretendem tirar dupla cidadania terão uma dificuldade a menos. A data é quando passa a valer a Apostila da Convenção de Haia, que diminuirá a burocracia no processo de obtenção de mais de 100 países. Para ver a lista completa de países, clique aqui.

As novas regras extinguem um passo na obtenção da dupla nacionalidade. Antes, toda a documentação necessária precisava ser validada e legalizada em representações diplomáticas estrangeiras. A partir da publicação, porém, a emissão no país de origem já será considerada válida internacionalmente.

Embora tenha sido criado em 1961, o acordo só foi aprovado pelo Senado em julho de 2015, quando passou às mãos do Itamaraty. Em 1º de fevereiro deste ano a presidente Dilma Rousseff publicou um decreto oficializando a convenção no DOU. Os meses que se seguiram serviram para a adequação do Brasil à Convenção, por isso que ela só passa a valer agora.

Além dos passaportes, a medida também terá implicações em outros temas, como transações comerciais, educacionais e jurídicas entre os países envolvidos. Nesses casos a emissão de documentos também será válida sem precisar passar por órgãos diplomáticos.

Fique Seguro: Para viajar despreocupado com possíveis imprevistos, contrate o Porto Seguro Viagem. Você terá cobertura para perda de bagagem, assistência médica, odontológica e jurídica entre outras, saiba mais e simule uma cotação em www.viagemmaissegura.com.br