Pesquisadores brasileiros criam ônibus solar que já rodou mais de 100 mil km sem uma gota de combustível

Fonte: www.clickpetroleoegas.com.br, por Sabrina Moreira Paes, em 06/07/2022

17 de Fevereiro de 2023 15:53

UFSC em parceria com WEG, Eletra e Marco Polo, criou o projeto 100% desenvolvido e montado no Brasil.Em tempos de preços altíssimos dos combustíveis temos mais uma opção para o futuro.

Pesquisadores do Laboratório Fotovoltaica, da Universidade Federal de Santa Catarina, propõem uma possível solução para o problema: veículos movidos a energia solar.

O primeiro protótipo apresentado foi o do eBus, um ônibus que funciona a partir de eletricidade gerada pelo sol.

100% desenvolvido e montado no Brasil, com o apoio das empresas WEG, Marco Polo e Eletra, trata-se do primeiro veículo elétrico a bateria que é totalmente carregado com energia solar fotovoltaica para funcionar.

A recarga acontece na própria sede do Laboratório Fotovoltaica e é feita a cada conclusão de rota do eBus.

Além de garantir mobilidade sustentável, o ônibus é uma espécie de polo de pesquisa móvel, já que contribui para o levantamento de dados e para a análise de viabilidade da tecnologia nele instalada.

A intenção dos estudantes é se aprofundar no funcionamento do ônibus solar para, em um futuro próximo, poder implementar a tecnologia no transporte público de todo o Brasil.

O ônibus conta ainda com um Sistema de Frenagem Regenerativa, que garante que o movimento das rodas, bem como o freio do veículo, produzam energia cinética.




Conheça o ônibus movido a energia solar criado pela UFSC com o vídeo abaixo: