Abastecimento, por que não encher até a boca

Fonte: CESVI BRASIL, Boletim Técnico, em Abril/2014

19 de Maio de 2014 20:50

Nunca peça para encher o tanque até a bocaUsar o carro com o tanque de combustível na reserva pode danificar componentes do veículo, como a bomba elétrica. Mas você já parou para pensar na situação inversa?

Dá para encher o tanque até a boca, passando do limite especificado no manual do veículo e da trava automática da bomba de combustível do posto de gasolina?

Ao chegar ao posto, pedimos ao frentista para encher o tanque, e ele abastece até o momento em que a bomba de combustível do posto trava. Mas e se ele continuar e forçar o abastecimento, muitas vezes para arrendodar o valor a ser pago? O que pode acontecer?

Bom, isso pode danificar o cânister. Quem?... Isso mesmo, o cânister. É a peça que fica instalada entre o tanque de combustível e a admissão do motor, e tem o objetivo de filtrar vapores, para reduzir os gases prejudiciais que são emitidos pelo veículo.

Se o combustível ultrapassar o limite indicado no manual, poderá inundar o cânister. Com o cânister inundado, além dessa importante filtragem não acontecer, o combustível pode fazer com que os carvões desse componente se desprendam, danificando outros itens mecânicos.

Então é simples: não peça para o frentista do posto continuar enchendo o tanque de combustível até a boca, depois do travamento da bomba.

O manual do proprietário informa a capacidade máxima em que o tanque de combustível pode ser abastecido, geralmente esse limite é pelo menos 10% inferior à real capacidade máxima do tanque. Para garantir.

Fique Seguro: Faça o seguro do seu carro em www.seucarroseguro.com.br