Telemetria aplicada à precificação do seguro de automóvel na Liberty Seguros

Fonte: www.revistaapolice.com.br, por Kelly Lubiato, em 19/08/2015

Os dados da condução do veículo serão transmitidos a uma central e compilados para determinar um “score”, que levará em consideração quase 40 variáveis, como freadas bruscas, velocidade em curvas, aceleração, etcO carro conectado já é parte da realidade do seguro de automóveis no Brasil e a telemetria começa a ser utilizada para precificar o seguro de automóvel de acordo com a realidade de cada condutor.

O Programa Direção em Conta usa um dispositivo simples, colocado na porta OBD do carro e que vai transmitir todos os dados de condução do veículo para uma Central.

A pessoa que acessa o Programa tem direito ao bônus Liberty, um programa de desconto que corresponde a uma classe de bônus a mais daquela que a pessoa já possui no mercado. Exemplo: uma pessoa que adere ao seguro pela primeira vez, possui a categoria de bônus 0. Se ela aceita o Programa, ela recebe uma classe de bônus superior, o bônus 1.

Durante quatro meses todos os dados da condução do veículo serão transmitidos a uma central e compilados para determinar um “score”. “Ao final deste período é feita uma análise dos dados coletados, considerando-se quase 40 variáveis, como freadas bruscas, velocidade em curvas, aceleração, etc”, explica o superintendente do Inteligência de Marketing e Inovação da Liberty Seguros, José Mello. O cliente terá acesso a este score por um site ou no aplicativo do celular, em tempo real. Ele precisa ter score mínimo de 50% para poder manter o desconto na renovação.

Quem atingir a marca de 50% terá direito à manutenção do bônus de um nível acima da sua classe de seguro, ou seja, mantém o desconto prévio que conseguido no momento da contratação. Continuando no Programa, o cliente estará sempre com uma classe de bônus a mais do que o mercado daria para ele. Se ele volta para o mercado, terá direito à classe normal de bônus.

Quem não consegue atingir o score de 50%, não passa para a fase seguinte de desconto, ou seja, mantém apenas o desconto do mercado. “Mas, depois de um ano, pode requisitar novamente sua entrada no Programa, para conseguir subir de classe de bônus no ano subseqüente”, avisa Mello.

A Liberty Seguros é a primeira companhia a utilizar esta tecnologia para a precificação do seguro de automóvel. Mello conta que a seguradora tem uma longa experiência nos Estados Unidos, há cinco anos.

Nos Estados Unidos, são comercializadas 12 mil apólices com telemetria por mês. Mais de 90% das pessoas que entram no Programa conseguem atingir o score de 50%. Nesta operação, a sinistralidade de quem utiliza a tecnologia e acompanha o seu desempenho real time é 20% menor do que a média.

Presente e futuro

Por enquanto, uma das barreiras de utilização da telemetria para efeito de precificação de seguros é o custo do aparelho. No caso do Programa Direção em Conta, ele será instalado pela Liberty Seguros. Entretanto, Mello acredita que daqui a dois ou três anos, os veículos deverão sair de fábrica com o dispositivo funcionando. “O segurado deverá decidir apenas se deseja ou não compartilhar suas informações. Se for para obter benefícios financeiros, como um desconto no seguro, certamente ele vai compartilhar”, antecipa.

Um Programa deste tipo não deve ser utilizado para penalizar os clientes que dirigem de forma mais agressiva. Ele será uma forma inteligente de fazer o seguro, garantindo que cada um pague somente pelo risco que representa. Para Mello, o uso da telemetria vai provocar uma seleção de risco positiva, pois somente aqueles que acreditam que podem conseguir o desconto vão aderir ao Programa. Além disso, as pessoas irão perceber e reconhecer a sua forma de dirigir, sendo passíveis de auto-correções. “Ainda é muito cedo para lançarmos um programa que contemple estas características, porque é uma grande ruptura no mercado, mas este é o ponto em que queremos chegar: que a pessoa pague exatamente por aquilo que ela usa”.

Se imaginarmos o futuro, o seguro de automóvel vai ser infinitamente mais barato e as seguradoras terão que aprender a viver neste novo mundo. “Não é pagar mais, é pagar o preço justo”, enfatiza o executivo, acrescentando que na média, o preço deve cair, porque as pessoas dirigem bem.

Assista ao vídeo, onde José Mello, superintendente de Inteligência de Marketing e Inovação da Liberty, fala sobre o "Programa Direção em Conta" que utiliza telemetria para oferecer descontos em seguro de automóveis:

Sobre a Liberty Seguros

A Liberty Seguros atua no mercado brasileiro desde 1996 e está entre os dez maiores grupos seguradores do país. Com prêmios de R$ 2,6 bilhões e uma carteira com mais de 1,3 milhão de segurados, tem cerca de 1,5 mil funcionários, em 69 pontos de vendas em todo Brasil. Com mais de 13 mil corretores em todo o território nacional, a Liberty Seguros possui um portfólio com mais de 100 soluções de seguros para pessoas físicas, empresas e grandes riscos e está presente em diversos canais de venda. É pioneira em seguros personalizados para funcionários de empresas, o seguro de afinidade (Affinity) e é especialista na venda no canal Concessionária, por meio da marca Indiana Seguros.

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