Proteção sob medida conquista PMEs

Fonte: www.valor.com.br, por Denise Bueno, para o Valor, de São Paulo, em 30/06/2016

Segundo o Sebrae, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas. Dados estatísticos não oficiais apontam que algo perto de 90% das PMEs funcionam sem seguro"A seguradora é minha parceira no risco do meu negócio." Essa é a filosofia da florista Renata Penno, que acaba de montar seu novo estúdio, em São Paulo. Por atender clientes de peso, como Eataly, Ralph Lauren, Clube Monte Líbano e festas de socialites, com arranjos que chegam a custar mais de R$ 20 mil, ela não arrisca. "O risco de um negócio vai além de ter meu carro roubado. Se algo acontecer com meus arranjos, conto com a indenização para mitigar o prejuízo e seguir com o atendimento dos clientes agendados mesmo diante de imprevistos", argumenta.

Renata pesquisou algumas seguradoras no Google e afirma que a Liberty Seguros foi a que mais se enquadrou em seu perfil. "A seguradora tem em seu site um seguro sob medida para floriculturas, que atende as minhas necessidades", comenta.

O produto cobre danos às mercadorias em trânsito; impedimento de acesso online; despesas por danos na preparação de eventos; deterioração de flores por paralisação na câmara fria; roubo de arranjos florais em trânsito e despesas extraordinárias com salários de temporários.

"A grande aceitação pelos seguros de nichos é que o empresário enxerga seu negócio quando lê a apólice de seguro", afirma Rosy Herzka, diretora da Liberty Seguros, pioneira em seguros sob medida para micro e pequenas empresas.

Já são mais de 60 segmentos da indústria e comércio que contam com apólices sob medida para atrair pequenas e médias empresas que até então não se interessavam pelas ofertas das seguradoras.

A veterinária Elizabeth Shimisu é uma delas. Em uma conversa com colegas de profissão ouviu falar de um seguro específico para petshops e clínicas veterinárias. "Agora o produto está mais atraente, com coberturas para possíveis acidentes que possam ocorrer com animais dentro ou fora da clínica", comenta ela, que também é acupunturista.

Para conquistar as PMEs, as opções de produtos crescem a cada dia. Tokio Marine, Porto Seguro, Liberty, Yasuda Marítima e SulAmérica são algumas das especialistas que vão além das coberturas básicas de incêndio, explosão, queda de aeronaves, vendavais e danos elétricos.

A mais recente novidade é o seguro para perfumaria. "Nossas pesquisas mostraram que os donos dessas lojas queriam cobertura para quebra dos frascos com a queda de uma prateleira, por exemplo. Já está no mercado esse desejo", conta o gerente Jarbas Medeiros, superintendente de ramos elementares da Porto Seguro. O produto também oferece cobertura adicional para prejuízos com arrastão e perda do ponto comercial e pode ser pago em seis vezes sem juros.

A Yasuda Marítima, que tem como nova marca Sompo Seguros, aprimorou o seguro para escolas, com cobertura específica para bullying, caso a escola venha a ser acionada por conta de situações dessa natureza em suas dependências. "Também disponibiliza coberturas de danos a bicicletas de alunos e funcionários estacionadas na escola", acrescenta o diretor técnico João Carlos França de Mendonça.

Na SulAmérica, a novidade vem do aumento do limite de cobertura para R$ 20 milhões, destaca Eduardo Dal Ri, vicepresidente de auto e massificados. "São mais de 40 coberturas disponíveis para os diversos tipos de atividade e a companhia ainda oferece 11 produtos segmentados. O mais vendido é para pet shop. O crescimento de itens nos cinco primeiros meses deste ano foi de 11,1% em relação ao mesmo período do ano passado", informa ele.

Além dos diferenciais para cada tipo de negócio, a crise e as ocorrências climáticas, cada dia mais frequentes no dia a dia dos brasileiros, têm ajudado a conscientizar os empreendedores sobre a importância de ter um seguro, com valores e coberturas adequadas, para proteger a continuidade do negócio.

Recentemente, as cidades de Rio Claro, Americana, Piracicaba, São Roque e Jarinu, no interior de São Paulo, foram devastadas por chuvas fortes, ventos intensos e queda de granizo. "Organizamos equipe emergencial nesses casos para ajudar nossos segurados a mitigar as perdas e agilizar a indenização, conta Felipe Smith, diretor da Tokio Marine, que tem na agenda mais cinco lançamentos para nichos neste ano.

A Bradesco Seguros não atua com nichos, mas aprimorou o atendimento a esses empresários. Investiu em uma central de monitoramento para agilizar o atendimento aos clientes. Sempre que algum tipo de catástrofe acontece, a seguradora sabe exatamente quantos segurados são atingidos e onde eles estão e manda uma equipe para socorrer.

Neste episódio de tempestades envolvendo cidades do interior de São Paulo, em três dias de trabalho os técnicos atenderam mais de 100 processos para pagamento a seus segurados com apólices empresariais e residenciais.

O que chamou a atenção das seguradoras foi o baixo valor contratado. Vários clientes não compraram a cobertura acessória para vendaval. E muitos dos que adquiriram, tinham um valor insuficiente para cobrir as perdas. "Boa parte dos segurados tem uma cobertura de R$ 200 mil para prejuízos causados por incêndio e R$ 10 mil para vendaval, esquecendo-se que não é só o custo da telha. Muitas vezes com o destelhamento, muita água entra no local, estragando equipamentos valiosos, móveis e documentos, o que aumenta os prejuízos e a necessidade de verba para a limpeza do local", explica o executivo da Porto Seguro.

Dados estatísticos não oficiais apontam que algo perto de 90% das PMEs funcionam sem seguro. No entanto, com essa crise, um evento inesperado pode significar o fechamento dos pequenos e médios negócios, por conta da quase inexistência de margem para se lidar com os prejuízos. "Esta é uma época propícia para a comercialização de todas as coberturas disponíveis. Existe uma demanda crescente por proteções voltadas para coberturas de riscos ambientais e responsabilidade civil profissional, entre outras", diz Alessandro Gomes, diretor de PME da Chubb Brasil.

Fique Seguro: Para solicitar sua proposta de seguro empresarial da Liberty Seguros, Porto Seguro e Tokio Marine ligue (11) 5533-8844 ou acesse www.suaempresasegura.com.br