Língua de provadora profissional de chocolate tem seguro de R$ 5 milhões

Fonte: Do UOL, em São Paulo, em 11/10/2016

Hayleigh Perks é cientista e tem que provar tudo que a empresa lança de novoHayleigh Perks tem um emprego que faz inveja a muita gente. Ela é "cientista de chocolates" ou, sem rodeio, provadora de doces. Aos 28 anos de idade, ela trabalha em uma das principais marcas do mundo, a Cadbury.

Por ter um trabalho tão delicado e específico, a empresa fez um seguro de cerca de R$ 5,13 milhões para a língua da provadora.

"Sou a única na empresa a ter esse seguro e isso me traz grande responsabilidade. Preciso evitar o consumo de algumas coisas, como pimenta chili, já que poderia causar problemas em minhas papilas gustativas", afirmou Hayleigh ao jornal "The Sun".

Para conseguir este emprego, a provadora precisou estudar bastante. Ela tem formação em ciências naturais com especialização em química. Tudo para garantir que os novos sabores de chocolates bolados pela empresa agradem os clientes.

Os deliciosos chocolates da tradicional marca britânica CADBURY, quer sejam ao leite, com recheio cremoso, flocos de arroz, caramelo ou com amendoins, dão prazer a milhões de consumidores em todo o planeta. Suas embalagens roxas são reconhecidas a distância pelos fiéis consumidores, especialmente os britânicos, que consideram a marca uma verdadeira instituição nacional.

A história da CADBURY

A história da CADBURY teve origem em 1824, quando o jovem John Cadbury abriu uma pequena loja localizada no número 93 da Bull Street em plena cidade inglesa de Birmingham para comercializar chás, cafés e cacau. Com isso, ele tinha intenção de afastar as pessoas do consumo de bebidas alcoólicas. Em 1831 o negócio cresceu, deixou apenas de comercializar esses produtos e passou a fabricar uma bebida feita à base de cacau em escala industrial. Já em 1842 a empresa oferecia 11 variedades distintas de cacau e 16 tipos de bebidas de chocolate. O aluguel de uma grande fábrica na Bridge Street em Birmingham e a sociedade com o seu irmão Benjamin foram o “pontapé inicial” para a criação da Cadbury Brothers of Birmingham no ano de 1847, que passou a vender chocolate sólido. Em 1854, além de abrir um escritório de vendas em Londres a empresa recebeu a Royal Warrant para produzir e fornecer cacau e chocolate para a Rainha Vitória. A popularidade do chocolate como produto de massa, levou à diminuição dos impostos que o tornava um bem de luxo. Foi neste contexto que novas empresas surgiram e a sociedade entre os dois irmãos se desfez, passando a empresa para as mãos de Richard e George (filhos de John) em 1861.

A visão social e industrial que os irmãos Cadbury tinham, levou-os a construir uma nova fábrica em uma localidade que ficou conhecida por Bourneville. Os irmãos foram pioneiros ao prover para seus funcionários condições dignas de trabalho, em uma época que os direitos dos trabalhadores quase não eram respeitados pelas fábricas. Eles criaram, ao redor de sua fábrica, uma vila para abrigar os funcionários, conhecida até hoje como a “cidade-jardim”, por seu arrojado conceito arquitetônico e qualidade de vida oferecida. Richard Cadbury desenvolveu e criou as primeiras caixas de chocolates com ilustrações floridas em 1868. Cinco anos depois, a empresa encerrou o comércio de chás e passou a se dedicar exclusivamente ao cacau e chocolate. Com isso, foi contratado o Master Chocolatier Frederic Kinchelman, cuja missão era criar novas receitas e idéias de novos produtos. Pouco depois, em 1875, a empresa lançou no mercado seus primeiro ovos, feitos com chocolate amargo e recheados de chocolates cobertos com açúcar. As primeiras exportações começaram em 1881, quando um distribuidor independente da Austrália fez o primeiro pedido de produtos da marca. Nos anos seguintes as exportações aumentariam muito, especialmente para as colônias britânicas espalhadas ao redor do mundo.

Em 1897 a marca começou a produzir seus primeiros chocolates ao leite, ao misturar leite em pó ao cacau sólido e adicionar açúcar e manteiga de cacau. Entre os produtos desta época, destaque para pequenos palitinhos de chocolates, que fizeram enorme sucesso no mercado. Porém, foi somente quase na virada do século, depois de aperfeiçoar a fórmula do chocolate ao leite, que surgiram os primeiros chocolates em barra da marca britânica. Um dos produtos de maior sucesso da marca foi lançado em 1905 com o nome de CADBURY DAIRY MILK, um chocolate ao leite em barra, que passou a liderar o mercado, sendo ainda hoje a marca de chocolate em barra preferida dos ingleses. Na época, o novo chocolate foi introduzido para concorrer com as marcas suíças que inundavam o mercado inglês com produtos de alta qualidade. Nos anos seguintes foram introduzidos novos produtos, entre os quais as famosas caixas de bombons em 1915 e a barra de chocolate ao leite com flocos de arroz em 1920.

A década de 1920 foi marcada pela inauguração de sua primeira operação fora da Inglaterra, localizada em Hobart na Tasmânia (Austrália), seguida, anos depois, por unidades no Canadá, Dublin na Irlanda e África do Sul; e por produtos inovadores como os primeiros ovos com recheio cremoso de chocolate, em 1923; a variação do tradicional DAIRY MILK com frutas cristalizadas e nozes, em 1928; e o chocolate crocante com recheio de mel, em 1929. Foi também nesta década que o famoso slogan “A glass and a half in every half pound” (algo como “Um copo e meio de leite a cada 250 gramas”) passou a endossar a linha de chocolates ao leite em barras da CADBURY. Nesta época, as embalagens de todas as linhas de produtos da marca passaram a contar com a tradicional cor roxa (a primeira embalagem nesta cor havia sido utilizada em 1913), em substituição à lilás, para dar uma conotação real aos seus chocolates.

Durante a Segunda Guerra Mundial a produção de chocolate foi reduzida drasticamente, quase paralisada, uma vez que as matérias primas para sua produção estavam escassas em um período de muitas dificuldades. Nesta época a empresa sobreviveu produzindo leite em pó para abastecer as forças armadas britânicas. Somente em 1950, a produção foi totalmente retomada, já com a introdução da automatização, o que contribui em muito para a rapidez de execução e aumento nas linhas de produção. A inovação surgiu também através da embalagem. De fato, a CADBURY percebeu que tanto a área de embalagem como a de imagem eram importantes para o sucesso da marca. Departamentos de design e de embalagem foram criados com o objetivo de modernizar e dar aos produtos da marca uma visão cada vez mais aprimorada e moderna. Outro fato marcante foi o início do uso da televisão para divulgar a marca CADBURY em 1955.

No ano de 1969 houve a fusão com a tradicional empresa de refrigerantes Schweppes formando a CADBURY SCHWEPPES. A fusão permitiu não só aumentar a produção e o volume de vendas, mas também criar infra-estrutura com novas fábricas instaladas em países como Espanha, Egito, Irlanda e Austrália. A nova empresa continuou introduzindo no mercado muitas novidades como o chocolate ao leite com recheio de caramelo em 1976 e uma barra de cereal coberta com chocolate ao leite, que se tornou um dos ícones da marca nesta época.

Outros importantes lançamentos da marca ocorreram em 1981 com o chocolate aerado; em 1985 com o chocolate ao leite em barra com caramelo e biscoito wafer; em 1987 com a introdução do CADBURY TWIRL, duas bolachas de wafer recobertas com chocolate ao leite. No início do novo milênio a empresa se tornou uma das maiores em seu segmento ao adquirir, em 2003, a tradicional ADAMS, produtora de confeito e chicletes famosos como o Trident e o Halls, por US$ 4.2 bilhões. Cinco anos mais tarde, sua divisão de bebidas e refrigerantes se tornou uma empresa independente, passando a se chamar Dr Pepper Snapple Group Inc. Com essa decisão a CADBURY pode se dedicar e voltar suas forças somente para o segmento de confeitos e chocolates.

Porém, no início de 2010, por aproximadamente £11.5 bilhões, a americana Kraft Foods efetivou a compra da empresa britânica, que passou a fazer parte da então segunda maior companhia de alimentos do mundo. A partir do mês de outubro de 2012, a CADBURY passou a fazer parte da Mondelēz International (lê-se Mondelis), cujo nome significa “mundo delicioso” após a KRAFT se dividir em duas empresas independentes. A Mondelēz ficou responsável por todas as marcas de chocolate, biscoito, goma de mascar, doces, cafés e bebidas em pó, no mundo inteiro. Neste mesmo ano a CADBURY inaugurou um moderno centro de pesquisa e desenvolvimento global em Bournville. O “Centro de Excelência” inclui novos laboratórios de inovação, uma instalação de testes e uma cozinha colaborativa para colocar novas ideias em prática.

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