Uma psiquiatra rebelde - Nise da Silveira

Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão - Nise da SilveiraNo dia 15 de fevereiro de 1905, nascia Nise Magalhães da Silveira , numa casa da rua Boa Vista, Maceió, Alagoas. A filha de Faustino Magalhães da Silveira e de Maria Lydia da Silveira, cursou medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1926. Fez concurso para Médica Psiquiatra da antiga Assistência a Psicopatas e Profilaxia Mental em 1933. Afastada do Serviço Público de 1936 a 1944 pela ditadura do Estado Novo. Readmitida ao Serviço Público, é designada em 17 de abril de 1944 para ter exercício no Centro Psiquiátrico Nacional (atual Instituto Municipal Nise da Silveira).

Sua figura miúda e dócil disfarçava um temperamento rebelde e contestador, a ponto de ser chamada de "anjo duro" por seu amigo Hélio Pellegrino, psicanalista falecido em 1988. Doutora Nise não cedia em suas idéias. Para ela, o doente não era doente, tampouco paciente. Fundadora do Museu das Imagens do Inconsciente e que hoje abriga 300 mil obras, a esquizofrenia* tinha outro nome, "os diferentes estados do ser", e seus co-terapeutas eram cães e gatos, amigos fiéis capazes de dar e receber afeto a quem nem era capaz de se comunicar.

Nise da Silveira lutou durante décadas contra métodos que considerava agressivos, típicos das práticas manicomiais, mas que ainda permanecem em uso, como o eletrochoque (principalmente nas instituições de ensino de psiquiatria).

No livro, infelizmente esgotado, “Gatos, A Emoção de Lidar”, a médica conta como os gatos puderam ajudar nos tratamentos e nos ateliês de terapia ocupacional. O interesse em inserir animais nas terapias surgiu quando Nise delegou a um paciente os cuidados a uma cadela de rua que havia sido atropelada. O progresso do interno foi tão grande que ela passou a admitir gatos e alguns cães como co-terapeutas. Para saber mais sobre o livro, acesse: http://www.gatosnabiblioteca.com.br/2012/08/dia-de-gato-resenha-de-gatos-emocao-de.html

Nise faleceu aos 94 anos, no dia 30 de outubro de 1999.

Fique Segura: Viva intensamente, cuide de todos que você ama, mas deixe o Porto Seguro Vida Mais Mulher cuidar de você.