Um trabalho pela educação no Brasil - Viviane Senna

Fonte: www.brazilplanet.com.br, por Camilla Geiger

Nos últimos 20 anos, Viviane Senna tem trabalhado incansavelmente pela educação no Brasil. Ela é presidente do Instituto Ayrton Senna, uma organização não-governamental e sem fins lucrativos fundada em novembro de 1994. O Instituto pesquisa e produz novos conhecimentos para melhorar a qualidade da educação em 1.300 municípios do Brasil abrangendo 20% do território nacional.

Por ano, cerca de 75 mil educadores são capacitados e dois milhões de alunos são atendidos. Este trabalho garantiu à Viviane a participação no seleto grupo de agraciados com o Prêmio das Crianças do Mundo. Ela, é a única brasileira. Entre os membros estão pessoas que contribuíram e lutaram pelos direitos da criança, como Nelson Mandella, o Nobel da Paz, José Ramos-Horta e a rainha Silvia, da Suécia. Para Viviane, é um estímulo por todo trabalho que ainda tem à frente do Instituto para oferecer oportunidades de desenvolvimento a crianças e jovens brasileiros, por meio da educação pública de qualidade.

“Sabemos que diversos meninos e meninas beneficiados nos nossos programas educacionais já estão no mercado de trabalho, trilhando carreiras de sucesso. Embora ainda haja um longo caminho pela frente, é uma satisfação saber que já contribuímos para mudar a trajetória de milhões de crianças e jovens”, comemora Viviane.

Mas ela ainda não está satisfeita e quer mais. “Meu sonho é que o Brasil dê o grande salto de qualidade de que tanto necessita. E, para isso, será preciso que o olhar à educação supere interesses pessoais e políticos e se torne um objetivo comum em todas as esferas – pública, privada e terceiro setor”, avalia. Viviane acredita que só assim o País poderá se tornar uma nação verdadeiramente vencedora, principalmente se oferecer oportunidades iguais para todos.

Com duas décadas de intenso trabalho em prol da educação brasileira, por meio do Instituto, ela só gostaria de ter mais tempo para si mesma. Mas sabe que é preciso muita dedicação e competência para dar uma contribuição efetiva e eficiente à qualificação do ensino público do Brasil.

“Apenas boas intenções não bastam”, destaca. Viviane dedica grande parte do tempo ao Instituto. Trabalha cerca de dez horas por dia. Nos momentos de descanso gosta de ler e é psicóloga de formação. Tem um filho, o piloto Bruno Senna, e é natural de São Paulo.

Principais prêmios e títulos

Entre eles, estão o “Grand Prix 2012 BNP Paribas”, que destaca líderes mundiais na área do investimento social, e o “Educadora do ano de 2007”, concedido pela Academia Brasileira de Educação.

Viviane também integra os conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social, CDES, de Desenvolvimento Sustentável de São Paulo, de Educação da CNI e Fiesp e os conselhos consultivos da Febraban, Energias do Brasil, EDP, ADVB, World Trade Center e Todos pela Educação.

Atua ainda em conselhos de administração e consultivo e comitê de orientação e investimentos sociais de três bancos e coordena o grupo Novos Rumos da Educação, do CDES. Foi apontada pela revista Time e pela CNN um dos Líderes para o Novo Milênio.

O Instituto Ayrton Senna

É a concretização de um sonho do irmão de Viviane, o piloto Ayrton Senna, que teve a carreira interrompida em um trágico acidente automobilístico em maio de 1994. Ayrton sempre manifestou o desejo de contribuir com a educação brasileira. Dizia que “se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar, por meio da educação”. Ele sempre manifestou o desejo de realizar uma ação concreta para ajudar crianças e jovens a desenvolverem-se integralmente.

Fique Segura: Viva intensamente, trabalhe, divirta-se, cuide da sua casa e das pessoas que você ama, mas deixe o Porto Seguro Vida Mais Mulher cuidar de você.