Conheça a professora de 77 anos que se tornou símbolo da edição 2017 da Flip - Diva Guimarães

Fonte: www.uai.com.br, por Marcia Maria Cruz, em 30/07/2017

A professora Diva Guimarães, de 77 anos, causou comoção na plateia da Flip com testemunho sobre racismo.Na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em que o ator-escritor Lázaro Ramos era cotado para o posto de estrela da 15ª edição, o brilho foi de senhora de 77 anos de fala pausada e jeito tímido vinda do interior do Paraná. Quando ela pegou o microfone e, com a voz embargada começou a contar sua história, estava falando por um povo. A fala represada “por anos” de dona Diva Guimarães encontrou ressonância de quem estava na tenda da Flipinha às margens do rio, mas de tão forte extrapolou os limites da cidade histórica, ganhou empatia por todo o Brasil amplificada pela rede.

O testemunho da professora nascida no interior do Paraná, mas radicada em Curitiba, fez com que todas as atenções e holofotes se voltassem para ela, que mais do que qualquer escritor ou escritora convidada passou a ser reconhecida e parada nas ruas do Centro Histórico para tirar selfies. “Estou me sentindo assustadíssima. Não foi algo pensado, como sou tímida se tivesse pensado não pegaria o microfone”, afirmou.

Por onde passa, é anunciada como celebridade e não foi diferente, ontem à tarde, durante o lançamento do catálogo Intelectuais Negras Visíveis, organizado pela professora Giovana Xavier, que reuniu mulheres negras de todas as idades na Casa Amado e Saramago.

Na sexta-feira, depois das falas do ator Lázaro Ramos e a jornalista portuguesa Joana Gorjão Henriques na mesa "A Pele que habito", Diva falou da platéia por 13 minutos, fala gravada na íntegra pela organização da Flip e viralizou na Web.

Até o momento foram mais de 222 mil compartilhamentos, o que representa cerca de 7,5 milhões de visualizações, assista a seguir:

Fique Segura: Viva intensamente, estude, trabalhe, seja uma empreendedora, cuide de todos que você ama, mas deixe o Porto Seguro Vida Mais Mulher cuidar de você, saiba mais em www.vidamaismulher.com.br