O seguro e a responsabilidade civil de todos os dias

Fonte: por Izilda Camargo, em 19/02/2019

Pense nos transtornos e despesas provocados caso seu cachorro morda alguém.Nos últimos dias, infelizmente, assistimos atônitos às diversas tragédias que assolaram nosso país. Além do lamentável caso de Brumadinho, tivemos a estarrecedora notícia do incêndio do centro de treinamento do Flamengo e a morte do jornalista Ricardo Boechat que comoveu a todos.

Seja pela falta de fiscalização ou negligência dos envolvidos, todos esses eventos tem em comum uma condição: a responsabilidade civil dos responsáveis pela causa da tragédia.

Esse tema é bastante discutido quando assuntos de grande comoção ocorrem e tal como a chama de um incêndio, passado o estrago maior vai se apagando e vira cinzas até que ninguém lembre exatamente como começou. Essas tragédias nos convidam a uma reflexão sobre nossas responsabilidades individuais.

Todos temos responsabilidades civis pelas quais teremos que responder caso sejamos agentes de danos causado a terceiros. E se isso parece longe da sua realidade lembre que se você tem filhos peraltas, animais de estimação mal humorados, gosta de colocar suas plantas em jardineira na janela do apartamento ou simplesmente sai com seu carro todo dia, se inclui nesse grupo.

Se já estamos familiarizados com os trâmites de um acidente de trânsito no que diz respeito à responsabilidade civil, faça um exercício de imaginação e pense nos transtornos provocados caso seu cachorro morda alguém que veio te visitar, se a bola de seu filho atinge a casa do vizinho e quebra uma telha ou se um vaso de planta da varanda do seu apartamento cai sobre uma pessoa.

Assim como as empresas devem se precaver com medidas preventivas para evitar grandes tragédias e se equacionar financeiramente para arcar com indenizações contratando seguros de responsabilidade civil inerentes a sua atividade, seja por danos materiais, corporais e ambientais, nós como pessoas físicas também temos como nos proteger com a cobertura de responsabilidade civil familiar.

Esse cobertura, contratada juntamente com o seguro residencial, serve para indenizar danos causados a terceiros pelo segurado, cônjuge, filhos menores, empregados durante o trabalho, animais domésticos ou outras pessoas que morem com você e sejam seus dependentes financeiros. Ela te protege contra imprevistos que podem ocorrer a todo momento, evitando o comprometimento do seu equilíbrio financeiro.

Em uma situação de indenização, quem paga o valor do conserto ou despesas médicas é a pessoa física que causou o acontecimento, porém com essa cobertura, quem paga é a seguradora. Como visto, ela te protege contra imprevistos que podem ocorrer a todo o momento, não te deixando na mão ou comprometendo a sua saúde financeira.

Vale lembrar que algumas seguradoras cobrem os danos causados fora da residência segurada, como reembolso caso seu filho quebre um produto no supermercado. Já outras, garantem a proteção somente dentro de casa e condomínio.

Como pode ver, o seguro de responsabilidade civil familiar é uma ferramenta útil para garantir o equilibro financeiro e proteção de toda família, por isso é importante verificar se sua apólice de seguro residencial conta com essa cobertura.

Fique Seguro: Peça a sua proposta de seguro residencial em www.suacasasegura.com.br, ou pelo tel (11) 5533-8844 ou pelo e-mail cas@caseguros.com.br