Conheça os benefícios do inhame

Fonte: www.queroviverbem.com.br, por Marcela Mazetto, em 05/09/2018

Não confunda o inhame com o cará e o taro, pois não são a mesma coisa, o inhame tem um formato mais parecido com a mandioca, enquanto que o cará e o taro são redondos, como batatas.O inhame é um tubérculo que apresenta muitas propriedades nutritivas. Mas engana-se quem pensa que ele seja consumido somente no Brasil. O produto começou a ser cultivado há milhares de anos em regiões da África, Ásia, Oceania e América Latina.

Inclusive, a palavra “inhame” é originada de um idioma do oeste da África, no qual “Yam” significa ” sabor” ou ”amostra”, podendo, também, em algumas línguas africanas, significar ”comer”.

No Brasil, o inhame é cultivado no nordeste, região onde acontece o maior consumo do país. O tubérculo só consegue desenvolver-se em lugares tropicais, servindo para a alimentação e fins medicinais, como é o caso da aplicação do método Merker, em que a diosgenina encontrada no inhame é convertida em progesterona para a fabricação de pílulas anticoncepcionais.

Propriedades do Inhame

Esse é um alimento medicinal repleto de vitaminas e minerais. Os principais nutrientes encontrados, a cada 100 gramas, são:

  • Calorias: 95 kcal;
  • Vitamina C: 5,6 mg;
  • Cálcio: 12 mg;
  • Potássio: 568 mg;
  • Magnésio: 29 mg;
  • Ferro: 0,4 mg;
  • Fósforo: 65 mg;
  • Fibras: 1,7 gramas;
  • Proteínas: 2,1 gramas;
  • Carboidratos: 23 gramas.

Apesar do inhame ter uma quantidade significativa de carboidratos, ele é considerado “do bem”, pois é rico em fibras, que não permitem a elevação do índice glicêmico. Desse modo, o tubérculo pode ser bastante vantajoso para diabéticos e pessoas que estão em fase de emagrecimento.

Benefícios do Inhame para a Saúde

Entre os principais benefícios do inhame estão:

Ajuda a mulher: compostos como a diosgenina ajudam a regular os hormônios femininos, principalmente o estrogênio, e combater sintomas da TPM;

Possui propriedades antioxidantes: que previnem o envelhecimento precoce;

Melhora a saúde do coração: pois tem vitamina C e potássio, que regulam a pressão arterial;

Previne o câncer: os antioxidantes combatem os radicais livres, que podem causar mutações nas células, formando os tumores;

Evita a osteoporose: pois é rico em cálcio;

Melhora as defesas do organismo

Combate os sintomas da menopausa: pois as propriedades promovem mais equilíbrio hormonal;

Melhora o trânsito intestinal: devido à quantidade de fibras;

Promove a saciedade: muito usado em dietas alimentares para reduzir o peso;

Boa opção de carboidrato para diabéticos: pois possui baixo índice glicêmico.

Formas de Consumo do Inhame

Existem muitas formas de consumo, mas, geralmente, ele pode ser: assado, cozido e feito no vapor.

Entretanto, existem algumas receitas que o utilizam cru, para fazer bebidas e saladas.

Alguns especialistas dizem que o inhame cru pode aumentar o fator de alergias, em algumas pessoas. Além disso, ele possui ácido oxalático, portanto, deve ser consumido cozido por portadores de pedras nos rins e crianças com irritação nas mucosas.

Em suma, a proposta com o inhame cru utilizada para os sucos e a substituição do leite para shakes e smothies com frutas deve ser bastante avaliada. Apesar disso, existem muitas informações sobre o poder do tubérculo em sua forma in natura, para desintoxicar.

A forma correta de usar o inhame nesses preparos com segurança é deixando-o de molho por 6 horas ou cozinhando-o, para reduzir o teor de ácido oxalático.

Entre as formas de consumo do inhame mais conhecidas estão:

  • Sopas;
  • Purês;
  • Leite de inhame;
  • Bolos e pães;
  • Maionese vegana de inhame;
  • Escondidinhos;
  • Vitaminas.

Cuidado para não confundir o inhame com o cará e o taro, pois não são a mesma coisa. Muitas pessoas assimilam esses três alimentos como se fossem um só, mas, na realidade, são diferentes.

Os 3 tubérculos são muito confundidos porque são parecidos em sua aparência de casca marrom escura, coberta por pequenas fibras, e pela polpa branca.

Os pesquisadores afirmam que o cará é uma variedade de inhame, ou seja, eles são da mesma família, no entanto, são diferentes nutricionalmente. O inhame é mais rico em vitaminas, minerais e fibras do que o cará e o taro.

Para diferenciar os 3, vale a dica: o inhame tem um formato mais parecido com a mandioca, enquanto que o cará e o taro são redondos, como batatas. Fique atento, para não comprar gato por lebre.

Assista ao vídeo da Nutricionista Patricia Leite sobre os benefícios do inhame:

Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas cuide também da sua saúde, e proteja o futuro da sua família, faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br