Conheça os benefícios da Espinheira-Santa

A parte da planta utilizada são as folhas, ricas em taninos, polifenóis e triterpenos, com várias propriedades terapêuticas.A espinheira-santa, também conhecida por Maytenus ilicifolia, é uma planta que nasce geralmente em países e regiões de clima ameno, como o sul do Brasil.

A espinheira-santa é muito usada em casos de gastrite, dores de estômago, úlcera gástrica e azia, pois os componentes presentes nesta planta têm uma forte ação antioxidante e protetora celular e, além disso, reduzem a acidez gástrica, protegendo assim a mucosa do estômago. Combate também a H. Pylori e os refluxos gástricos.

Além disso, a espinheira-santa tem também propriedades diuréticas, laxativas, depurativas do sangue, anti-infecciosas, e pode ser usada em casos de acne, eczema e cicatrizes. Esta planta é também usada como remédio caseiro em casos de câncer devido as suas propriedades analgésicas e antitumorais.

Como usar

A Espinheira-santa pode ser usada de várias formas:

1. Chá de Espinheira-Santa

A parte da planta utilizada no chá são as folhas, utilizadas da seguinte forma:

Ingredientes

1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa

1 xícara de água fervente

Modo de preparo: Adicionar as folhas de espinheira santa à água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e tomar morno. É aconselhado tomar este chá 3 vezes por dia, em jejum, ou cerca de meia hora antes das refeições. Este chá é muito eficaz para a gastrite, porque diminui a acidez no estômago.

2. Cápsulas de Espinheira-Santa

As cápsulas de espinheira-santa podem ser encontradas em farmácias, numa dose de 380mg de extrato seco de Maytenus ilicifolia. A dose usual é de 2 cápsulas, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições.

3. Compressas quentes de Espinheira-Santa

Para problemas de pele como eczema, cicatrizes ou acne, podem ser aplicadas compressas quentes com chá de Espinheira-santa diretamente na lesão.

Contraindicações da Espinheira-Santa

A espinheira-santa não deve ser usada em pessoas com histórico de alergia a esta planta. Também não deve ser usada durante a gravidez, devido ao seu efeito abortivo, e mulheres que estão amamentando, porque pode provocar redução da quantidade de leite materno. Também é contraindicada em crianças abaixo dos 12 anos.

Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas cuide também da sua saúde, e proteja o futuro da sua família, faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br