Como pegar sol sem riscos para a saúde

Fonte: www.tuasaude.com, por Dra. Aleksana Viana*, em 18/02/2019

O uso de protetor solar, chapéu, óculos escuros, são indispensáveis para a sua proteção.Para conseguir ficar com a pele bronzeada sem correr o risco de queimaduras de sol e até mesmo câncer de pele, recomenda-se passar um filtro solar em todo o corpo, inclusive nas orelhas, mãos e pés, 30 minutos antes de ficar exposto ao sol.

É possível ficar bronzeada mesmo utilizando o protetor solar e desta forma a cor se mantém por mais tempo, evitando que a descamação que normalmente ocorre quando a pele foi agredida pelos raios ultra-violeta.

Melhor horário para pegar sol

Para evitar riscos para a saúde, é recomendado evitar a exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia, ou seja, entre às 10 e às 16 horas. Isso porque entre esses horários há maior emissão dos raios ultravioletas, aumentando o risco de câncer de pele, por exemplo.

Assim, é recomendado usar protetor solar e pegar sol até às 10 horas e após às 16 horas para evitar problemas para a saúde, como envelhecimento da pele, queimadura e aparecimento de manchas na pele, por exemplo. Entenda porque pegar sol em excesso faz mal.

Dicas para se proteger do sol nos horários mais quentes do dia:

Nas horas mais quentes do dia, que é entre às 10 e às 16 horas, é importante seguir algumas recomendações antes de se expor ao sol, como pro exemplo:

Algumas dicas para se proteger do sol entre as 10 e 16 horas são:

  1. Não ficar diretamente exposto ao sol, ficando debaixo do guarda sol, por exemplo. Apesar do guarda sol aliviar a exposição direta ao sol, não impede a passagem dos raios UV, que também são refletidos pela areia ou água. O ideal é fugir do sol, ficando num quiosque ou num restaurante, por exemplo;
  2. Usar chapéu e óculos escuros para proteger os olhos e o rosto dos raios solares;
  3. Usar protetor solar com fator de proteção solar de acordo com o tipo de pele. Saiba qual o melhor protetor solar para cada tipo de pele;
  4. Alimentação - Beber bastantes líquidos, como água, água de coco ou sucos de frutas, evitando as bebidas alcoólicas, e ingerir alimentos frescos, como saladas cruas e carnes grelhadas, preferencialmente sem molhos.

​​Ao seguir estes cuidados pode ser possível conseguir se bronzear sem colocar a saúde em risco. Mas é importante lembrar que as crianças nunca devem ficar expostas ao sol para se bronzear e sempre que elas estiverem brincando no sol, os responsáveis devem passar o filtro solar e seguir todos os cuidados para protegê-la.

Confira estas e outras dicas no vídeo seguinte:

Cuidados pós-sol

Ao final do dia é importante tomar um bom banho com água fria e uma pequena quantidade de sabonete líquido para peles secas. A seguir, o uso de uma loção pós-sol e de um hidratante ajudam a acalmar a pele, hidratar e evitar a descamação, mantendo o bronzeado por mais tempo.

Para garantir um bronzeado bonito e duradouro, recomenda-se o uso de um protetor solar fator 30 durante o horário recomendado e uma alimentação rica em alimentos vermelhos e alaranjados, como tomate, cenoura, mamão e morangos, por exemplo.

Além disso, para garantir uma maior proteção da pele pode também usar o Protetor Solar para Beber, um suco vitamínico que protege a pele dos danos causados pela radiação solar. Entenda como funciona o protetor solar para beber.

Drª. Aleksana Viana - Dermatologista - CRM/PE – 16907

Com mais de 11 anos de experiência, Dra. Aleksana Regina Viana Santos Machado é formada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco desde 2007 –

Médica Pós-Graduada em Dermatologia Clínica, Cosmiátrica e Cirúrgica pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 2012. Médica Pós-Graduada em Dermatologia Estética Avançada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 2013.

Atualmente, atua na Força Aérea Brasileira (Hospital de Aeronáutica de Recife), na área de Dermatologia.

Madalena Medical Center, Avenida Visconde de Albuquerque, Nº 776, sala 108, Madalena, Recife-PE

Telefones: (81) 99913-0819 e (81) 3446-6991

Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas cuide também da sua saúde, e proteja o futuro da sua família, faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br