Como funciona a memória muscular

Fonte: www.malharbem.com.br, por Marcos A., em 05/08/2014

Nossos músculos possuem uma memória e ela pode ficar lá durante anos sem perder nem 1% dela.Quem não gosta de fazer musculação usa como primeira desculpa para não se exercitar a seguinte frase: de que adianta malhar se quando você para perde tudo? Não é que isso seja uma mentira, mas também não é uma verdade absoluta.

Quem faz musculação sabe como é complicado manter sempre o ritmo. Mas tem algum momento na vida que realmente não dá: trabalho, viagens, mudança. Vários fatores podem fazer com que você tenha que passar algum tempo longe das academias. O músculo começa a diminuir e perder a massa muscular que você teve tanto trabalho para ter. Mas, a coisa não é tão simples como parece.

As células trabalham a nosso favor

Sempre que você aumenta o ritmo dos treinos, exigindo cada vez mais do corpo, as células precisam trabalhar mais para tentar manter o corpo bem durante o treino. O músculo precisa de mais nutrientes e, principalmente, mais oxigênio para trabalhar e é nesse momento que novas células começam a ser criadas. São os miócitos, nossas células musculares.

São essas células que nos ajudam a ganhar cada vez mais massa muscular e fornecem o aporte de nutrientes necessários para que o músculo possa se desenvolver. Quando paramos os treinos a nossa massa muscular diminui, mas a quantidade de miócitos continua a mesma, por muitos e muitos anos. É exatamente a isso que damos o nome de memória celular e é por causa dela que quando voltamos a treinar, ganhamos hipertrofia de maneira mais rápida.

Um outro ponto interessante é a relação entre a memória muscular e a idade. É impressionante a quantidade de tempo que a nossa memória muscular consegue se manter. Os jovens conseguem criar uma memória muscular de maneira mais rápida já que o organismo esta a todo vapor e a síntese de miócitos é maior. Por isso, se quando ainda jovens fizermos exercícios a memória muscular ficará ali até chegarmos em uma idade mais avançada.

A prática do exercício físico não é apenas importante para se manter bem e com saúde hoje, mas é também pensar no futuro. Pense que mesmo depois de anos parados, sem nenhum tipo de exercício, é possível conseguir melhores resultados nas academias do que um jovem iniciante. Prepara-se para o seu futuro e comece agora.

Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas cuide também da sua saúde, e proteja o futuro da sua família, faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br