Ciência encontrou benefício surpreendente na batata frita

Fonte: www.vix.com, por Camila Silva

Uma pesquisa da Universidade de Granada, na Espanha, tem demonstrado que fritar certos legumes no azeite de oliva extravirgem é mais saudável do que fervê-los. A avaliação mostrou que alguns vegetais preparados em óleo têm aumentada sua capacidade antioxidante e seus compostos capazes de prevenir doenças como o câncer.

Fritura em azeite extra virgem

Parecia consenso que fritar legumes no óleo era considerado uma estratégia condenável capaz de mascarar as propriedades antioxidantes dos vegetais pelo aquecimento da gordura. No entanto, os resultados de uma série de experimentos recentes mostraram exatamente o contrário.

O estudo espanhol descobriu que batatas e outros vegetais, quando fritos em azeite extra virgem, rico em vitaminas C, E, betacaroteno e outros antioxidantes, tem seus benefícios aumentados.

No teste realizado pela Universidade de Granada, os pesquisadores analisaram os efeitos causados por vários métodos de cozimento nos vegetais mais consumidos na dieta mediterrânea, como a batata, o tomate, a abóbora e a berinjela.

Os experimentos prepararam 115 gramas de cada vegetal. Uma parte frita em óleo de oliva, outra cozida em água ou vapor e a terceira em uma mistura dos dois métodos seguindo receitas tradicionais espanholas.

As diferentes maneiras de preparo não diminuíram os nutrientes dos alimentos. Mas, os resultados comprovaram que o uso de azeite para fritar legumes aumentou o teor natural de gordura da batata e também a quantidade de fenóis, compostos antioxidantes, anti-inflamatórios e anti-coagulantes capazes de auxiliar no combate ao câncer e a problemas cardiovasculares.

É importante frisar, no entanto, que o estudo foi feito em um cenário muito específico e com um azeite de altíssima qualidade.

Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas cuide também da sua saúde, e proteja o futuro da sua família, faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br