7 benefícios de tomar pelo menos 1 xícara de café por dia

Consumido diariamente, o café pode ser um grande aliado da sua saúde e qualidade de vida.O café é considerado a bebida preferida da maioria das pessoas. Estima-se que anualmente é consumido mais de 500 bilhões de xícaras ao redor do mundo. Além de ser uma delícia, o café está associado ao emagrecimento, combate de doenças cardiovasculares e ainda ajuda com a memória a longo prazo.

Se aquele cheirinho gostoso de café pela manhã ainda não é suficiente para te convencer a tomar pelo menos uma xícara da bebida por dia, o Guia da Semana separou 7 razões para incluir o café na sua rotina. Confira:

Ajuda a retardar o envelhecimento

Além de ser uma delícia - tanto o quentinho ou o preparado frio com especiarias -, o café está recheado de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres. Ou seja, a bebida ajuda a retardar o envelhecimento precoce.

Reduz o risco de depressão

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisaram estudos feitos entre 1988 e 2008 com mais de 200 mil pessoas. Os resultados mostraram que adultos que consomem até quatro xícaras de café por dia têm menos risco de terem depressão. O café estimula o sistema nervoso e age como um antidepressivo natural.

Reduz o risco de Alzheimer

Uma pesquisa apresentada no Congresso Anual de Alzheimer, em 2014, apontou que pessoas que bebem até 5 xícaras de café por dia tem 20% menos chances de desenvolver a doença. E não é só isso: a bebida também é uma aliada para reduzir o risco de ataques cardíacos.

É estimulante

Uma xícara de café por dia é o suficiente para dar uma recarregada na energia. A cafeína é estimulante e age no nosso sistema nervoso central, fazendo com que você fique mais atento e com mais disposição para completar as tarefas do dia-a-dia.

Ajuda a emagrecer

Quando aliado à prática de exercícios físicos, o café estimula o emagrecimento. Isso acontece porque a cafeína mobiliza a gordura do tecido adiposo, permitindo que ela seja queimada mais rapidamente durante a malhação.

Ajuda na digestão

É isso aí. Por muito tempo culpou-se o café por problemas digestivos. A verdade, no entanto, é que o café estimula os intestinos e o estômago, facilitando a digestão. Nunca aquele cafézinho depois do almoço fez tanto sentido, né?

Ativa a memória

A bebida ajuda na consolidação da memória, ou seja, pessoas que consomem mais café tendem a se lembrar mais das coisas a longo prazo.

Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas cuide também da sua saúde, e proteja o futuro da sua família, faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br