Estudantes do Paraná criam tecnologia para impedir que bêbados dirijam

Fonte: www.revistapegn.globo.com, da Redação, em 19/06/2018

Jean Pierre, Gabriele Correia e Carlos Cunha.Mais da metade dos acidentes com mortes no Brasil é causada por motoristas alcoolizados. Como a Lei Seca e as pesadas multas não estão conseguindo acabar com o problema, um trio de estudantes empreendedores do Paraná usou a tecnologia para criar uma solução radical e impedir que bêbados dirijam.

Gabriele Correia, Jean Pierre e Carlos Cunha, alunos de um curso de Relações Internacionais da Uninter, uma universidade do Paraná, desenvolveram o Senscar. A tecnologia, quando instalada no carro, impede que os motoristas alcoolizados deem partida no motor do carro.

Como ele funciona? O grupo explica que o aparelho tem um sensor de alta sensibilidade que fica direcionado para o rosto do motorista. Ao detectar partículas de álcool na respiração do condutor, a tecnologia trava a ignição.

O Senscar ainda é um protótipo. Os estudantes planejam lançá-lo no mercado em breve pelo modelo de assinaturas. Hoje, o plano mensal do aparelho sairia por R$ 59.

A tecnologia venceu, recentemente, uma competição de startups da Renault e ganhou um aporte de R$ 30 mil da montadora. O dinheiro será usado para ajudar na patente e início da produção das primeiras unidades do Senscar.

Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas cuide também da sua saúde, e proteja o futuro da sua família, faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br