Precisamos evitar o analfabetismo digital no Brasil - Cristina Palmaka

Fonte: www.epocanegocios.globo.com, por Edson Caldas, em 07/11/2017

Cristina Palmaka, CEO da SAP no Brasil.O Brasil perdeu um bonde importante na sua história: o da leitura. Hoje, tanto o analfabetismo quanto o analfabetismo funcional são realidades no país. Segundo Cristina Palmaka, CEO local da SAP, os brasileiros têm de agir agora para impedir que não sejamos também marcados por um outro tipo de deficiência. "Temos de tomar cuidado para que o Brasil não entre no analfabetismo digital", defende a executiva. Para evitar esse analfabetismo, ela defende que cada um faça sua parte no desenvolvimento de talentos no Brasil.

Na terça-feira, 07/11, Cristina falou sobre o impacto da tecnologia no mundo dos negócios durante o HSM Expo 2017, em São Paulo. "A gente já vive em um mundo conectado, altamente digitalizado. Hoje, metade do tráfego na internet já acontece por celulares. Se as empresas não se prepararem para essa nova realidade, ficarão de fora." Quem não investe em plataformas móveis, por exemplo, "está perdendo clientes".

"Todas as empresas estão diferecionando seus esforços para a transformação digital", diz Cristina. Mas ela frisa que o mais importante é o que as empresas fazem com a tecnologia — não a tecnologia em si. "No final do dia, a tecnologia é só um habilitador. (...) O que faz diferença são as pessoas, como elas vão usar a tecnologia."

Ela citou como transformadoras a internet das coisas, os carros autônomos, o big data, o blockchain, o machine learning (aprendizado de máquina) e a impressão 3D. "Não estamos falando dos Jetsons, uma coisa lá na frente — essas coisas já estão disponíveis." Não importa o tamanho da empresa, diz Cristina, ela vai ser impactada por essas tecnologias. "Isso não é simples, são muitas possibilidades. (...) A revolução que está por vir nos próximos três anos é maior do que a que aconteceu nos últimos 50."

Cristina diz que é preciso repensar sistemas educacionais, reconsiderar programas de estágio, repensar aposentadorias e sistemas de pensão e incentivar o aprendizado por toda a vida. "Acho que nunca estudei tanto, nem quando estava na faculdade."

Segundo ela, as transformações dos próximos anos vão chacoalhar até o modo como as empresas funcionam internamente. Os millennials serão a maior parte da força de trabalho. "Eles chegam com outros conhecimentos e agregam de novas formas." E têm outros valores também. "O tema da diversidade vai ser fundamental."

Boa parte das mudanças também tem a ver com uma expectativa de vida que só avança. "Vamos ter carreiras mais longas, então temos de estar preparados." As empresas têm que se preparar para lidar com multigerações e "saber tirar o melhor proveito" delas.

Trabalhando por mais tempo, vamos ter de desenvolver novas competências como profissionais. A executiva destacou três delas como cruciais: criatividade, para aproveitar bem as tecnologias; empatia, para saber o que de fato o cliente precisa; e por fim coragem, a exemplo de empreendedores com suas startups mundo afora.

Assista a íntegra da palestra de Cristina Palmaka no HSM Expo 2017, em 07/11, em São Paulo:

Fique Segura: Viva intensamente, estude, trabalhe, seja uma empreendedora, cuide de todos que você ama, mas deixe o Porto Seguro Vida Mais Mulher cuidar de você, saiba mais em www.vidamaismulher.com.br