Mineira cria rede de hamburguerias para competir com gigantes - Camila Guerra

Camila Guerra, fundadora da American Burger.Quando McDonald’s e Burger King ainda nem faziam delivery no Brasil, em 2015, a mineira Camila Guerra abriu uma hamburgueria dentro de casa, obstinada a entrar para o top 10 do ranking nacional de fastfood.

Com um fogão, uma panela e R$ 800 no bolso, ela criou sua própria receita de molho e começou a fazer entregas de lanches em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A ideia surgiu quando ela, com vontade de pedir um hambúrguer, não pôde ser atendida porque morava fora do raio de atuação de um delivery da Capital.

Decidida a acabar com o problema, Camila Guerra colocou uma meta na cabeça: ter uma rede de hamburguerias que atendesse com eficiência todas as pessoas que ligassem na sua loja. Em cinco anos, abriu 24 estabelecimentos próprios em seis estados brasileiros.

Talentosa e apaixonada por marketing, fez questão de criar uma identidade forte para a embalagem do produto, no padrão internacional. E não foi à toa que escolheu para sua empresa um nome em inglês: American Burger Delivery.

“Desde o início, vejo as pessoas se surpreenderem ao saber que somos do Brasil. Como o brasileiro sempre deu mais valor ao que é de fora, a estratégia foi exatamente esta: fazer o cliente pensar que somos concorrentes do McDonald’s e do Burger King. Mas a verdade é que, além de termos alto padrão como eles, temos o diferencial do gostinho brasileiro no produto”, garante Camila Guerra.

Segundo ela, se a American Burger Delivery fosse uma pessoa, seria daquelas que nascem com sorte. “Mas não foi sorte. Atribuo o sucesso que temos tido à minha capacidade de realizar tudo o que imagino. Sempre que tenho uma ideia, vou lá e executo. Assumo riscos, encaro as dificuldades e tomo decisões”, revela Camila Guerra, que hoje está com 32 anos.

Quando completou seis meses de existência, a American Burger viu surgiu duas startups de delivery: iFood e Rappi. Neste momento, passou a terceirizar as entregas e canalizar energia no aumento das vendas.

“Com a chegada destes aplicativos no mercado, a American Burger experimentou um crescimento que jamais poderiamos imaginar. Dobramos de tamanho. Abrimos lojas físicas para experimentar um novo modelo de negócio e, na inauguração de uma delas, tivemos filas que davam volta no quarteirão”, lembra.

Empreendedora nata, Camila Guerra não se deixa intimidar pelas crises. Ao contrário, durante a greve dos caminhoneiros, que acabou com a gasolina em Belo Horizonte e região e parou o comércio em 2018, ela tirava combustível dos carros de uma locadora de automóveis e mantinha as entregas, eliminando os concorrentes menores.

Na pandemia, quando rumores ameaçavam a economia e, mais especificamente, o varejo, ela dobrou seu faturamento com a venda de hambúrgueres no delivery.

Hoje, Camila Guerra dedica 100% do seu tempo à empresa, é amiga dos funcionários e planeja validar sua receita em outros estados brasileiros. A próxima empreitada será o Nordeste.

Fique Segura: Viva intensamente, mas proteja-se de imprevistos e garanta o futuro da sua família com uma apólice de seguro de vida, que paga indenizações em vida por Doenças Graves e oferece gratuitamente o Serviço de Telemedicina do Hospital Albert Einstein 24hs por dia no Brasil e no exterior, saiba mais, acesse www.vidamaissegura.com.br