Ela fatura R$ 17 milhões ajudando empreendedoras - Valeska Bruzzi

Fonte: www.revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras, por Rafaela Freitas, em 08/03/2022

Valeska Bruzzi, aos 27 anos deixou o emprego na USP para ajudar outras pessoas a alavancar seus negócios.Valeska Bruzzi, de 33 anos, formou-se em direito e trabalhou como procuradora na Universidade de São Paulo (USP) até 2017, quando decidiu que, por meio do marketing digital, ensinaria mulheres a buscar a sua independência financeira usando as redes sociais. Hoje, conta com 700 mil seguidores no Instagram e mais de 25 mil alunas nos cursos que leciona. Em 2021, o faturamento chegou aos R$ 17 milhões.

No seu curso mais popular, o foco são dicas sobre como se posicionar, criar conteúdo e atrair os clientes certos, tudo por meio das redes sociais. Segundo Bruzzi, além de empreendedoras, os materiais já atraíram profissionais como doulas, advogadas e médicas, podendo ser adaptados a diferentes áreas de atuação.

Para ela, os conhecimentos na área chegaram bem antes de empreender com marketing. Bruzzi trabalhava paralelamente como influenciadora digital desde 2014, compartilhando seus treinos de crossfit e sua rotina no Instagram, até que percebeu que seus colegas sempre pediam dicas para o crescimento nas redes – estratégias que, para ela, eram intuitivas. Depois de conquistar parcerias e uma renda próxima à que ganhava como procuradora, Bruzzi decidiu seguir a sua paixão e trabalhar exclusivamente com as redes sociais. Ela então se tornou a “Mamis”, como é chamada por suas alunas, atendendo principalmente mulheres que buscam uma transição de carreira ou um modo de crescer ainda mais na atual profissão.

O início da trajetória empreendedora foi complicado, pois significava deixar um emprego que garantia a tão sonhada estabilidade. Primeira a fazer faculdade no seu núcleo familiar, Bruzzi conta que abrir mão de uma carreira de sucesso construída do zero foi um choque para seus pais, que, na época, não entenderam. Seu marido, Rafael Bassani, também foi a favor da permanência na carreira jurídica por conta da segurança que ela trazia. “Eu tinha muito medo de dar trabalho, de voltar a depender deles [pais]. A gente, quando mulher, tem muito esse apego com segurança. Não é só sobre mim, é sobre mim e meu filho”, conta. Ela não sabia, mas na época da demissão estava grávida do seu primeiro filho, Gael.

Em 2019, à medida que os cursos se popularizavam, Bassani viu que as portas estavam se abrindo para a família com a nova ocupação da esposa nas redes sociais. Foi aí que ele também deixou para trás a sua carreira no mercado financeiro e se tornou sócio do empreendimento. Hoje, eles trabalham juntos – ele no backoffice e Bruzzi à frente dos cursos e das redes sociais. Os cursos custam em torno de R$ 1,9 mil e são oferecidos em uma plataforma digital. Agora, a empreendedora também trabalha no lançamento do seu primeiro livro.

Segundo Bruzzi, o fato de nunca ter deixado de ser uma estudante, mesmo depois de virar professora, foi um dos fatores que a ajudaram a se diferenciar. Isso também envolve aprender sobre assuntos que não têm relação direta com o marketing. “Uma coisa que eu tenho estudado muito é cinema, que em um primeiro momento não tem nada a ver com a minha área, mas que me dá uma bagagem muito boa para entender uma série de coisas que impactam meu trabalho. Se eu ficasse presa só nos estudos de empreendedorismo e marketing, eu teria a mesma linguagem, com os mesmos exemplos, exatamente igual a todo mundo do meu mercado”, explica. Com pós-graduação em Psicanálise, ela diz que o repertório diversificado também colaborou para que pessoas diferentes se identificassem com ela.

Outra decisão importante foi ter começado a trabalhar cada vez mais a sua imagem. Ela sempre gostou de se vestir bem, mas com o tempo viu a necessidade de se portar com base na autoridade que carregava e de investir em fotografias profissionais. “Isso é fundamental, e era algo que eu achava besteira. Quando eu percebi que a minha imagem estava me impedindo de crescer mais, comecei a investir nisso e meus negócios realmente deslancharam.” Seu objetivo era fixar na cabeça das seguidoras e alunas a imagem de uma mulher bem-sucedida. “Nosso cliente quer ver o reflexo do que a gente vende pra ele”, explica.

Com o tempo, Bruzzi também percebeu que teria de dar mais atenção a outro aspecto: a sua saúde. A empreendedora sofreu dois burnouts por não conseguir se atentar aos sinais do cansaço, e a presença que as redes sociais demandam contribuiu para isso. Hoje, grávida do seu segundo filho, ela entende quão importante é contar com uma rede de apoio, inclusive no trabalho. “Eu aceito ajuda, e essa é uma coisa que eu vejo que mulheres, em geral, têm muita dificuldade. Assim que eu pude começar a pagar uma babá, eu tive uma babá. O fato de aceitar ajuda é fundamental, eu nunca estou sozinha.”

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