Ela criou aplicativo que ajuda a engajar o paciente durante o tratamento - Livia Cunha

Fonte: www.yunuscorporate.com, em 17/09/2020

Lívia Cunha, CEO do Cuco Health.Alarmes no celular, lembretes na geladeira, post-its na mesa de trabalho. Essas são apenas algumas táticas usadas por jovens, adultos e idosos para não esquecerem a hora certa de tomar um medicamento.

Filha de médico e acostumada a ouvir os relatos no consultório do pai sobre a quantidade de pacientes que abandonavam o tratamento médico e retornavam posteriormente por causa do agravamento da doença, a empreendedora Lívia Cunha decidiu criar uma ferramenta para ajudar na adesão dos pacientes à terapia - o aplicativo Cuco Health.

O cuidador digital desenvolvido por ela tem por objetivo construir uma nova jornada de tratamento que auxilia o paciente no dia a dia e gera dados para profissionais de saúde e cuidadores acompanharem de perto o progresso do usuário, ou seja, Cuco Health ajuda o paciente a enfrentar seu tratamento ao mesmo tempo em que captura dados para os profissionais que acompanham o doente.

“Depois que comecei a estudar mais profundamente a realidade dos pacientes, olhando para o mercado brasileiro, encontramos no brasil um cenário em que há mais de 50 milhões de pacientes crônicos. Desses 50 milhões, menos da metade realiza um tratamento médico da forma correta, ou seja, segue a instrução a partir do momento que deixam o consultório médico. E menos da metade destes repete o ciclo como foi prescrito pelo médico. Geralmente, um paciente que deveria seguir o tratamento médico pela vida toda, abandona o tratamento no terceiro mês”, explica Lívia.

Além da condição crônica mal gerenciada ocasionar um maior risco de morte, a falta de engajamento do paciente também representa um aumento nos custos da área da saúde, já que ele tende a utilizar o serviços mais vezes que o necessário. “Um total de 90 bilhões de reais que poderiam ser economizados anualmente no setor de saúde com o engajamento do paciente em sua jornada”, diz a CEO.

Com o compromisso de comprovar resultados, a Cuco realizou alguns estudos clínicos. Um deles foi feito em conjunto com o Hcor, em São Paulo. Eles ajudaram um público cardiopata deste hospital a melhorar a adesão do tratamento de 40% para 79% com o cuidador digital todos os dias na vida do paciente, capturando dados para que as enfermeiras e médicos pudessem entender como era a evolução do paciente durante a jornada. Outro estudo, desta vez feito em conjunto com o Hospital Samaritano, também de São Paulo, revelou que o Cuco ajudou a aumentar em 15% a adesão ao tratamento entre a população idosa após deixar o hospital.

O Cuco Health cuida hoje de mais de 130 mil pacientes ao redor do mundo e está presente em mais de 162 países. A adesão média é de 75% entre os usuários. A iniciativa já ganhou diversos prêmios e recentemente foi convidada a participar da aceleração Itaú Impact Tank, programa com foco em "Health Techs" com potencial de impacto positivo na sociedade, justamente por ser uma solução inovadora.

Como funciona o Aplicativo

O Cuco tem dois produtos principais. O primeiro deles é uma plataforma web voltada para profissionais de saúde. É com elas que o profissional consegue acompanhar e entender como o paciente evolui em relação ao tratamento. Do outro lado tem o cuidador digital do paciente, que é o aplicativo Cuco, que entrega uma experiência completa e o ajuda a navegar na jornada.

Essa experiência recebe da plataforma do profissional de saúde um plano integrado de cuidado, converte em lembretes de compromissos de saúde para ajudar o paciente a tomar o seu medicamento corretamente e também a seguir seus compromissos de saúde da maneira correta. “A ferramenta educa o paciente sobre a sua condição de saúde, permite que o ele acompanhe sua própria evolução e conecta cuidadores neste processo, que são pessoas da família que vão receber um alerta, caso o paciente não esteja seguindo o tratamento da forma correta”, explica Lívia.

A tecnologia é disponibilizada a laboratórios farmacêuticos, operadoras de saúde, hospitais e clínicas. É cobrada uma licença mensal para o uso das plataformas e para entregar uma jornada de tratamento mais completa em busca de melhores resultados para os pacientes e usuários desses estabelecimentos.

Atualmente a "Health Tech" tem na sua lista clientes e parceiros como, Roche, Eurofarma, Hospital Nove de Julho e os já citados HCor e Samaritano.

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