5 lições inspiradoras de vida - Oprah Winfrey

Fonte: www.revistapegn.globo.com, da Redação, em 20/01/2021

Oprah Winfrey, um símbolo de resiliência e inspiração.Primeira mulher negra bilionária dos Estados Unidos, dona da própria rede de televisão, indicada ao Oscar, vencedora do prêmio humanitário Bob Hope e apresentadora consagrada. Essa é Oprah Winfrey, norte-americana que se tornou um símbolo de inspiração e resiliência.


Mas sua trajetória não foi fácil – e pode trazer lições valiosas para qualquer empreendedor. Confira a seguir uma lista da Entrepreneur com aprendizados de Oprah para a sua vida.


1. Seu passado não te define

Filha de mãe adolescente solteira, Oprah passou os primeiros anos de sua vida em condição de extrema pobreza na fazenda onde vivia sua avó. Não bastassem as dificuldades financeiras, ela ainda foi vítima de abusos por parte de sua família e pessoas do seu círculo social. Aos 14 anos, ficou grávida e perdeu o filho no parto. Isso fez com que ela decidisse se mudar para o Tennessee, onde vivia seu pai.

Lá, ao viver sob regras rígidas, começou a mudar de vida. 


Aos 17 anos, se tornou uma estudante com notas altas e ganhou prêmios por sua oratória. A Entrepreneur aponta que, em vez de se deixar levar pelas dificuldades da primeira fase de sua vida, Oprah encontrou forças e focou no seu potencial.


2. Educação como chave para o progresso

Ela também diz que um de suas grandes lições foi a paixão pelo aprendizado, característica que herdou de seu pai. Para Oprah, a única maneira de uma pessoa realmente crescer é mudando sua maneira de pensar. Em um artigo, ela conta que viu isso acontecer na prática quando decidiu tirar pessoas em situação de vulnerabillidade e dar novas casas a elas, sem proporcionar oportunidade de trabalho ou estudo. "Eu falhei com essa ideia, porque não é assim que construímos mudanças significativas."


3. Não tenha medo do novo

Muito do sucesso de Oprah se atribui à coragem da apresentadora em arriscar. Depois de anos de sucesso do The Oprah Winfrey Show, ela não se acomodou. Pelo contrário, decidiu lançar sua própria rede de televisão e uma revista própria, explorando novos caminhos em sua carreira. Segundo a apresentadora, esse comportamento sempre esteve presente em sua vida: ainda jovem, tornou-se comunicadora após vencer o título de Miss Black Tennessee.


4. Autenticidade mantida

No começo de sua jornada como apresentadora, Oprah conduzia um programa muito parecido com outros do formato talk show sensacionalista. Após descobrir a infidelidade de um casal ao vivo, decidiu mudar e alinhar os valores da sua plataforma. "Naquele momento, decidi que nunca mais constrangeria alguém em um programa de TV", disse em um artigo. Depois daquilo, mudou o tom do programa e começou a falar sobre autocuidado, espiritualidade e vida saudável. "Percebi que a minha vocação era criar programas que incentivassem as pessoas a ver suas vidas de maneira diferente", diz.


5. Não busque o sucesso

Para Oprah, o "sucesso" é a jornada – e não o destino. "A chave é não se preocupar com o sucesso. Em vez disso, é trabalhar em algo com significado para você. Assim, ele virá naturalmente. Qual é o seu caminho para a grandeza? No que você é bom? Foque nisso e encontrará sua verdade", diz a apresentadora.


Fique Segura: Viva intensamente, mas previna-se contra imprevistos, contrate o seguro Tokio Marine Vida Individual, que paga indenizações em vida e oferece gratuitamente o Serviço de Telemedicina do Hospital Albert Einstein 24hs por dia no Brasil e no exterior, acesse www.vidamaissegura.com.br