Time For Fun reinventa maior casa de shows e anuncia o UnimedHall

Fonte: vejasp.abril.com.br/cidades, por Juliene Moretti, em 18/10/2019

O espaço, que abriga até 7 000 pessoas, sofreu uma repaginada no visual, com grafites assinados por Ronah Carraro e ambientes instagramáveis.Fundador do gigante do entretenimento Time for Fun (T4F), o empresário Fernando Alterio, de 67 anos, inaugurou o formato de casa de shows no Brasil no distante ano de 1983, quando ele e outros onze sócios transformaram um rinque de patinação no Palace (posteriormente DirecTV Music Hall, depois Citibank Hall, fechado em 2012). Até então, os artistas costumavam se apresentar em bares, teatros e ginásios. “Ouvi do meu pai: ‘É um cabaré mesmo que você quer fazer?’ ”, lembra. Pois o tal cabaré abriu as portas com uma turnê de Roberto Carlos. “A história já começou grande”, gaba-se o paulistano que veio de uma família de industriais e nunca teve de sonhar pequeno. Se todo mundo tem o show daquele artista que almeja um dia acompanhar ao vivo, Alterio já viu e/ou produziu todos os espetáculos que queria. Na verdade, quase. Falta reunir Chico Buarque e Maria Bethânia no palco sob seu guarda-chuva. Para além das ambições artísticas, seu objeto de desejo agora é manter-se no topo, num cenário com cada vez mais concorrentes e instabilidades. “Estamos em uma nova fase por aqui.”

Organizador de festivais como o Lollapalooza, responsável por trazer ao país desde Paul McCartney e os Rolling Stones até os irlandeses do U2, e mecenas das montagens de Les Misérables e O Fantasma da Ópera na cidade, Alterio está reinventando a principal casa de espetáculos do seu grupo, que hoje emprega 362 funcionários. Nesta semana, por uma quantia estimada no mercado em 25 milhões de reais, o Credicard Hall foi rebatizado de UnimedHall pelos próximos cinco anos. Para além dos naming rights, a mudança no espaço, que abriga até 7 000 pessoas na Zona Sul, vem acompanhada de uma repaginada no visual, com grafites assinados por Ronah Carraro e diversos ambientes instagramáveis, ou seja, pensados para que os visitantes posem para fotos. “Hoje o público quer a experiência: tudo muda a uma grande velocidade, e eu tenho de me adaptar”, afirma. Um sistema digital de geolocalização que conecta o celular do visitante à cozinha deve entrar no ar em seis meses. Ao chegar ao estacionamento, o pedido dos drinques e comidinhas já será encaminhado, para que tudo esteja pronto assim que o espectador se acomodar em seu assento.

Em mais de trinta anos no mercado, Alterio já passou por muitas saias-justas. Na abertura do Credicard Hall, que completou vinte anos em setembro, programou duas apresentações em formato voz e violão. Caetano Veloso abriu a noite para João Gilberto, inventor da bossa nova, que faleceu em julho de 2019, aos 88 anos. Na vez de Gilberto, porém, ele reclamou de tudo: do ar condicionado, do eco, do barulho da plateia. Mostrou a língua (uma das fotos mais impagáveis da música brasileira) e retirou-se. “Era uma festa com bebida liberada, uma tragédia anunciada”, lembra Alterio, que não larga o osso fácil quando se trata de negócios. O incidente foi contornado e o artista trabalhou diversas vezes com a companhia nos anos seguintes.

Foi na sequência da inauguração cercada de bafafás que Alterio se juntou à Companhia Interamericana de Entretenimento, do México, e expandiu os negócios para os grandes shows internacionais. Eles trouxeram para o país Backstreet Boys e Os Três Tenores (ingressos dos eruditos-pop encalharam). A parceria terminou quando Alterio comprou novamente sua parte no negócio. Aquisições, aliás, fazem parte da conduta por vezes explosiva desse showman dos bastidores, que não resiste a uma transação disputada. Em 2006, por exemplo, a Planmusic, liderada por Luiz Oscar Niemeyer, foi responsável pelo megashow dos Rolling Stones, na Praia de Copacabana, no Rio. Dez anos depois, a empresa foi incorporada pela T4F, e Niemeyer se tornou o diretor de show da companhia. Ele está organizando um grande festival, ainda sem nome anunciado, que promete atrações internacionais para o segundo semestre do ano que vem. “Alterio é um visionário e tem musculatura para pôr os projetos em prática”, diz Niemeyer sobre o patrão.

Na Casa das Figueiras, como chama a mansão de 2 637 metros quadrados nos Jardins assinada por Isay Weinfeld, o empresário mora sozinho a maior parte do tempo. É pai de quatro filhos: Giulia, 29, e Francesca, 27, do casamento com a modelo Candy Brown, e Raphael, 13, e Mariano, 11, do relacionamento com a estilista Paula Raia. No mercado de entretenimento, Alterio tem fama de ser genioso (ironias em reuniões fazem seu sangue ferver), extremamente detalhista e competitivo. Dentro de casa, porém, a história é outra. Depois da separação de Paula, o ex-boêmio conquistador optou pela guarda compartilhada dos meninos pequenos. Semana sim, semana não, os garotos passam com ele. “Dormem no meu quarto quando estão comigo”, garante. Os frutos não caíram nem um pouco longe da árvore. Raphael já gosta de dar palpites na escalação do line-up do Lollapalooza, um dos braços da T4F. Com a mesma vocação para negócios do pai, Francesca anda pelos corredores do escritório em Santo Amaro há pelo menos dois anos. “Eu e o Rapha brincamos de quem vai ser CEO e vice da empresa”, diverte-se Francesca. Ambos ainda precisam de muitas horas de backstage para chegar lá.

Menos acelerado, Alterio garante ter adotado hábitos saudáveis (e mais caseiros). Pratica intensamente diversos esportes, entre eles corrida, natação, musculação e tênis, além da fisioterapia. A disciplina dos treinos o ajudou a controlar a ansiedade assumida. “Vou dormir no máximo às 22 horas e acordo às 5h45 para malhar”, explica. Vem tentando se desconectar do celular, especialmente aos sábados e domingos, quando parte para o interior. Festas durante a semana? De segunda a quinta, não há quem o tire de casa, garante. Quando recebe alguém, faz questão de escolher pessoalmente as receitas. “Sou um bom dono de casa: monto o cardápio dos jantares que ofereço, não gosto de contratar bufê”, afirma. Newton Simões, fundador da construtora Racional, lembra do aniversário de 60 anos do amigo. “Foram sessenta amigos e familiares para Mykonos, na Grécia, com uma programação excelente”, diz. “Ele sabe se divertir.”

A atriz Mônica Martelli, sua namorada, confirma os dotes culinários e a dedicação à casa e à família. “Eu divido as pessoas entre as que cuidam da cabeça e as que não. Quando ele falou que ia ao analista, me ganhou”, diverte- se ela, que não esconde que fez o galanteador suar a camisa para conquistá-la. “Eu tinha me interessado por ele, mas sempre com o receio de que seria um playboy, e não era isso que eu queria”, conta Mônica. “Ainda bem que ele insistiu, e eu descobri um cara resolvido, inteligente, bem-humorado e que entende a minha vida cheia de trabalho”, comemora. Alterio também não esconde a felicidade: “Não achei que engataria um namoro, não”. Uma das surpresas da maturidade, ao lado do entendimento, é que não é preciso entrar em todas as brigas. Só em algumas. Além do novo (e misterioso) festival do ano que vem, a T4F anunciou Taylor Swift, queridinha do pop atual, que nunca fez show aberto para os fãs brasileiros. Inicialmente sem patrocínio, Alterio topou bancar o risco. Em 2020, ele acredita que os ventos soprarão a seu favor.

UnimedHall

Localização: Av. Das Nações Unidas, 17955, Vila Almeida, São Paulo - SP, 04795-100

Bilheteria: aberta de terça a sábado das 12h às 20h e domingos e feriados das 13h às 20h.

Telefone: (11) 4003-5588

Site: www.t4f.com.br

Evento Mais Seguro: Contrate seguro para o seu evento com coberturas que irão protegê-lo em diversos tipos de ocorrências, evite prejuízos, peça a sua proposta pelo tel (11) 5533-8844, whatsapp (11) 97596-5235 ou pelo e-mail cas@caseguros.com.br