Secretaria Municipal de Turismo reabre as visitas ao Terraço do Edifício Martinelli

Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br, em 12/06/2019

Um dos principais símbolos arquitetônicos do Brasil, com uma das mais belas vistas de São Paulo, agora pode ser visitado todos os dias gratuitamente!O primeiro arranha céu da América Latina, o Edifício Martinelli está localizado no centro de São Paulo entre as ruas São Bento, Av. São João e a Rua Líbero Badaró. O Edifício projetado e idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli simbolizou o progresso da cidade na década de 1920. Mais de 600 operários trabalharam nas obras da construção iniciada em 1924.

A inauguração aconteceu em 1929, com 20 andares. Com o passar dos anos, novos pisos complementaram a construção. O objetivo de Martinelli, contudo, era chegar aos 30 andares. A obra gerou muita polêmica, pois até então não havia nenhum prédio em São Paulo com grande altura. Na época, edifícios com mais de 10 andares eram considerados muito altos. Atualmente, o prédio é um dos principais símbolos arquitetônicos do Brasil, já foi ponto de encontro da alta sociedade paulistana. Por lá já passaram o Cine Rosário, barbearias, lojas, uma igreja e o luxuoso Hotel São Bento.

Venha conhecer!

Horários:

• Diariamente: 11h - 12h - 13h - 14h30 - 15h30 - 16h30 - 17h30 - 18h30 - 19h30

• Tempo de visitação – aproximadamente 40-45 min.

• Participantes – máximo de 15 pessoas por visita.

• Agendamento – presencial (30 min. antes da visitação).

• Entrada pela Avenida São João.

• Cadeirantes – Receberão orientação do monitor para ter acesso pela Rua São Bento.

Para mais informações: turismo@prefeitura.sp.gov.br ou se preferir, ligue: (11) 3214-5607.

Onde Fica?

O Edifício Martinelli fica localizado no coração do Centro Histórico de São Paulo, tendo três entradas. O acesso às visitas se dá exclusivamente pela entrada da Avenida São João, no seguinte endereço: Av. São João, 35 – Centro.

Como chegar?

De metrô: A estação mais próxima é a São Bento (Linha Azul). Saída pela “Rua São Bento” e leve caminhada de 3 minutos. Também está próximo das estações Sé e Anhangabaú (Linha Vermelha).

De carro: Poucas ruas do centro histórico são acessíveis para carros. A mais próxima é a Rua Líbero Badaró, que possui algumas opções de estacionamento particulares. Não há convênios ou parcerias.

De ônibus: Há diversas linhas que passam pela Rua Líbero Badaró. Consulte no site: www.sptrans.com.br

Quais os horários das visitas?

Todos os dias, às 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30 e 19h30.

Quanto tempo pode ficar no mirante?

A visita total dura em média 40 minutos. Neste tempo contamos: as orientações e regras da visita, subida e descida, um breve histórico, e o acesso ao terraço mais emblemático de São Paulo. Lembramos que o grupo deve permanecer unido durante todo o percurso.

Quanto custa?

NADA! A visita é gratuita!

O passeio é recomendado para todas as idades?

SIM! Crianças de qualquer idade são sempre bem-vindas, desde que acompanhadas por pais ou responsáveis. Vale avisar que não temos estrutura de fraldário. Para idosos que possuem dificuldade de locomoção, pedimos que comunique um de nossos monitores para que a experiência também seja inesquecível.

Como é feita a inscrição?

A inscrição é aberta com 30 minutos de antecedência de cada visita, mas chegue mais cedo! A procura é grande e o passeio é limitado a 15 pessoas por horário. Não é possível se inscrever antecipadamente para as próximas visitas, somente nos 30 minutos antecedentes, por isso atente-se a fila. No ato da inscrição, solicitamos um documento oficial com foto.

Quais documentos são aceitos?

Documentos oficiais com foto: RG, CNH, RNE, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (Ex.: OAB, CREA), Certificado Militar ou qualquer documento expedido por órgão público que, por Lei Federal, sejam considerados documentos de identificação. Para crianças até 11 anos, a Certidão de Nascimento será aceito apenas acompanhada de documentos que comprovem o parentesco do responsável.

Cópias estão sujeitas a análise dos nossos monitores, portanto sugerimos evitar.

É possível realizar o tour em inglês?

O tour é originalmente realizado em português, mas nossa equipe é bilíngue e certamente poderá orientar e explicar – em inglês – detalhes sobre a história do edifício e dos pontos avistados do terraço.

Há algum traje que não é permitido para visitação, como shorts ou regatas?

Não. Qualquer traje de uso em cidades é permitido.

Pode levar alimentos ou bebidas na visita?

Alimentos e bebidas de qualquer tipo são proibidos durante todo o passeio.

O terraço é aberto. Pode fumar?

Não. Não é permitido fumar durante toda a visita.

Pode subir com bagagem, carrinho de bebê ou outros grandes volumes?

Não. Não contamos com guarda-volumes, portanto o acesso com qualquer volume considerado “grande” por nossos monitores poderá ser vetado. Leve o mínimo possível.

É acessível para cadeirantes?

Sim. A entrada da Rua São Bento é acessível a todos. Solicitar para que o segurança comunique os monitores que ficam na portaria da São João.

Aceita reserva para grupos?

Não. Devido à grande procura pela visita, não conseguimos atender grupos especiais além das visitas regulares, por questão de logística e segurança.

E se chover?

Caso esteja chovendo no momento (independente da intensidade), a visita é cancelada por questões de segurança e conforto. Ela também poderá ser encurtada, caso comece a chover durante o passeio.

A visita pode ser cancelada por outros motivos?

Além da chuva, a visita pode ser cancelada em casos de manifestações, manutenção, eventos no terraço ou qualquer outro motivo que interfira no conforto e segurança dos envolvidos.

A visita emite algum comprovante de visitação?

Não fornecemos comprovante de visitação.

Posso realizar ensaios fotográficos, filmagens e/ou levar equipamentos profissionais, como tripés?

Fotografias e filmagens estão autorizadas desde que não sejam para uso comercial. Equipamentos profissionais como tripés, câmeras de grande porte, rebatedores de luz e quaisquer outros acessórios que sejam considerados “grandes” por nossos monitores, também não poderão ser levados.

Caso deseje realizar um trabalho, ensaio profissional ou gravações, entre em contato com o condomínio do prédio através do e-mail: condominio@prediomartinelli.com.br

Qual o contato de relações com a imprensa?

Karine Resende: karineresende@prefeitura.sp.gov.br | (11) 3113-9045 | (11) 95293-7166

Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas previna-se contra acidentes, e proteja o futuro da sua família, faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br, em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo tel (11) 5533-8844 ou pelo e-mail cas@caseguros.com.br