Conheça o Parque Ecológico Imigrantes, no Km 34,5, em São Bernardo do Campo

Fonte: www.maetopia.com.br, por Elessandra Asevedo, em 31/10/2018

Com uma área total de 484 mil m² de mata preservada, o parque está localizado no coração da Mata Atlântica.Localizado em São Bernardo do Campo, parque será um espaço de contemplação da natureza, acessibilidade, ecoturismo, educação ambiental, inclusão social, pesquisa e sustentabilidade.

O Parque Ecológico Imigrantes (PEI), uma realização da Fundação Kunito Miyasaka, é um presente da comunidade japonesa à brasileira e será inaugurado no dia 29 de novembro de 2018.

A abertura do PEI ao público consta como um dos principais eventos de sustentabilidade do calendário de comemorações dos 110 anos da imigração nipônica ao Brasil.

Trilhas

São seis trilhas traçadas para a visitação. Nelas foram priorizados aspectos como pontos de beleza cênica, curiosidades da flora ou da história de interferência antrópica (ações do homem) na região, além de caminhos de acesso às estruturas físicas da unidade.

Para atender à diversidade de interesse e públicos diversos, traçou trilhas curtas, com poucos obstáculos, quase zero de desnível e trilhas longas, em meio ao relevo acentuado e comum à região das cabeceiras da Serra do Mar.

Em alguns trechos dos percursos foram aplicados modelos de reaproveitamento dos materiais excedentes e sobras das obras. E para a implantação, foi realizada a aplicação de estruturas e materiais com o propósito de transpor obstáculos naturais e minimizar o impacto no terreno.

Acessibilidade

Os recursos disponibilizados pelo parque promovem uma nova forma de relacionamento com a natureza e o meio ambiente, contribuindo para a reabilitação física e psicológica dos visitantes.

Os canteiros de mudas do PEI propiciam experiências às pessoas com necessidades especiais. Trajetos facilitam a inclusão em atividades de ecoturismo, esportes e aventura.

Plataformas, rampas de acesso, bondinho em plano inclinado, corrimãos e recursos eletrônicos de áudio, assim como a Trilha Sensorial, permitem que cadeirantes, deficientes visuais e pessoas com necessidades especiais possam desfrutar do convívio com a natureza.

O acesso ao parque atende à norma brasileira ABNT NBR 9050 de acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Educação

Na área de educação ambiental, o parque fechou convênios com órgãos públicos estaduais, municipais e universidades, para contribuir com a introdução, no conteúdo programático das escolas, de temas que podem ser exemplificados e demonstrados aos alunos nas visitas monitoradas.

No setor acadêmico, de ciência e pesquisa, o objetivo é estimular os estudos em Ecologia, Biologia Evolutiva, Botânica e Zoologia, entre outros campos das Ciências Naturais.

Para fazer o agendamento:

A plataforma para agendar as visitas gratuitas estará disponível a partir do dia 10 de dezembro, com calendário aberto nas quartas-feiras.

A operação se dará por meio de visitas gratuitas e monitoradas para o público, com agendamento prévio pelo site www.parqueecologicoimigrantes.org.br

Serviço:

Inauguração: 29 de novembro de 2018 (evento restrito a convidados)

Abertura ao público: a plataforma de agendamento estará disponível na semana seguinte à inauguração.

Agendamento pelo site: calendário aberto nas quartas-feiras, a partir do dia 12/12.

Endereço: Km 34,5 da Rodovia dos Imigrantes – São Bernardo do Campo – São Paulo

Assista ao vídeo e apaixone-se:

Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas cuide também da sua saúde, e proteja o futuro da sua família, faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br