Corretora investe em portal para desmistificar o setor de seguros
Denise Bueno

A percepção de que faltam informações claras sobre seguros na internet levou a Coutinho Amaral Corretora de Seguros, de São Paulo, a investir na criação de um portal voltado para o setor. "Nosso objetivo é facilitar, auxiliar, tirar dúvidas e oferecer explicações sobre o mercado de seguros", disse André Ricardo Coutinho, responsável pelo projeto.

No portal o visitante encontra explicações detalhadas dos seguros mais comuns - automóvel, residência, vida, fiança locatícia - além da possibilidade de realizar consultas por meio do canal "fale conosco" para outros tipos de seguro, como transporte, acidentes pessoais, empresarial.

O portal www.seguroemcasa.com.br tem também links para áreas com notícias, onde efetuar registro de Boletim de Ocorrência, consulta de valor de mercado de automóveis, pontuação e multas, entre outros serviços.

"Seguro é um ramo complexo e envolve muitos termos técnicos e a nossa idéia é poder desmistificar o produto. Assim, quando a pessoa precisar contratar terá mais conhecimento, saberá avaliar as coberturas e a chance de ficar satisfeita é grande. Afinal, seguro é um instrumento importante para as pessoas se protegerem de eventuais perdas, tem um custo acessível e vários serviços agregados."

Coutinho não tem estimativas de vendas. "O objetivo do portal é esclarecer, mas se gerar vendas também será bom", disse. Segundo ele, o site tem recebido cerca de 300 acessos diários, de todas as regiões do País. "Somos de São Paulo, mas com o portal estamos atendendo pessoas de todo o Brasil".

Segundo Coutinho, está chegando ao mercado, tido como muito conservador, uma nova geração de executivos. "Queremos trazer o seguro para o dia a dia das pessoas e não só vender apólice de carro", disse o executivo, de 31 anos, e que trabalha há doze na corretora do pai, fundada há 27 anos. Para ele, a concorrência com os bancos é grande. "As vezes os bancos dificultam a nossa vida. Mas muitas vezes eles nos ajudam, pois os clientes que ficam decepcionados com o atendimento dos gerentes, pouco familiarizados com os termos técnicos das apólices, reconhecem que o melhor caminho é procurar um corretor para ser melhor assessorado."

Fonte: Gazeta Mercantil - Finanças e Mercados - 20/02/2006