Como ligar para o Brasil e usar a internet no exterior sem cair de costas ao receber a conta

Fonte: www.blogs.estadao.com.br/viagem, por Fabio Vendrame, em 11/03/2014

16 de Março de 2014 19:57

Operadoras diversificaram planos, há mais opções de aplicativos e, se for o caso, sempre temos os telefones públicos. Veja as opções para se comunicar do exterior com quem ficou no Brasil. Recentes novidades amenizaram o risco de um susto ao receber a conta de telefone depois de uma viagem.

A Nextel, uma das operadoras de telefonia móvel que atuam no Brasil, fechou acordo com a gigante americana AT&T e passou a ser mais uma opção para quem vai aos Estados Unidos – juntou-se, assim, a Oi, Tim, Vivo e Claro, que já oferecem o serviço e buscam, cada uma a seu modo, tornar mais amigáveis os preços de seus pacotes de roaming internacional e transmissão de dados.

A ampliação das opções de planos para uso no exterior com tarifa fixa triplicou o número de assinantes em alguns casos, segundo as próprias operadoras.

Outra novidade que promete economia aos viajantes será o lançamento das chamadas de voz via WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens que opera em tablets e smartphones conectados à internet. Na prática, é algo parecido ao que já faz o Skype. A previsão é de que comece a funcionar no segundo semestre, conforme anunciou há duas semanas o criador do aplicativo, Jan Koum.

A solução mais econômica para usar telefone e internet no exterior ainda é comprar um chip local no destino da sua viagem. “É mais econômico e também o único jeito de garantir uma conexão boa e barata”, comenta Fred Marvila, viajante frenético e criador do Sundaycooks, canal na internet especializado em tecnologia para viagens.

Ele explica que é preciso desabilitar a função roaming do seu aparelho antes mesmo de entrar no avião. No destino, procure uma operadora, compre um chip e contrate um plano mensal que inclua boa velocidade de internet. “Com cerca de 30 euros dá para fechar essa conta”, diz.

E quem não faz questão de internet no celular pode, nos Estados Unidos, comprar um aparelho de ocasião – “descartável” nas palavras de Marvila – que só funciona no país. “O custo-benefício compensa”, diz ele.

Abaixo, veja nosso quadro com todas as opções:


Fique Seguro: Seja qual for o seu destino viaje com a proteção do Porto Seguro Viagem.