Explosão de gás de uso doméstico destrói 10 apartamentos em prédio, em Campos do Jordão.

Condomínio S. Ettiene depois da explosão.Na noite de sábado 22/04/2023, por volta das 20hs, ocorreu uma explosão de gás de uso doméstico no Condomínio Saint Ettiene, no Morro do Elefante, em Campos do Jordão, SP, que deixou quatro pessoas feridas.

O Corpo de Bombeiros da região informou que ao menos 10 apartamentos foram destruídos pela explosão. Algumas paredes internas foram danificadas, mas não houve colapso do prédio. 

O prédio é residencial, mas a maioria dos proprietários aluga para turistas por meio de plataformas de hospedagem. De acordo com os bombeiros, o Laudo de Vistoria do condomínio estava atualizado, o prédio mantém equipamentos de segurança contra incêndios e estava regularizado. 

Esse é o momento para destacarmos a importância da contratação de apólices de seguro para proteção patrimonial, nesse caso, em primeiro lugar o Seguro do Condomínio que protege todas as instalações estruturais do prédio e irá custear a sua reconstrução. 

Mas, é importante salientar que o seguro do condomínio não cobre os prejuízos patrimoniais dos apartamentos, ou seja, as instalações específicas de cada unidade, como armários embutidos, móveis, eletrodomésticos, roupas pessoais, de cama, mesa e banho, etc. Para esses bens, que em linguagem técnica chamamos de “conteúdo" é necessária a contratação de uma apólice de seguro residencial  específica para cada unidade, em nome do seu proprietário.

Também é importante analisar nessa apólice de seguro residencial a contratação da cláusula adicional de Responsabilidade Civil Familiar, que indeniza danos causados pelo segurado, seus dependentes e empregados a terceiros, inclusive prejuízos causados por mordida de cachorro. Mas, nessa situação, caso fique provado que a explosão ocorreu por negligência na manutenção do equipamento, a justiça pode determinar que esse proprietário indenize os prejuízos de todos os outros condôminos e até do prédio.

Por último, mas não menos importante, como estamos no país com maior incidência de queda de raios do mundo, a cláusula de danos elétricos, que cobre danos causados aos equipamentos elétricos e eletrônicos por oscilação de energia também deve ser contratada.

Fique Seguro: Peça a sua proposta de seguro residencial pelo tel (11) 5533-8844, whatsapp (11) 97596-5235, envie e-mail para cas@caseguros.com.br ou simule e contrate você mesmo em www.suacasasegura.com.br