Pimenta aumenta a libido e ajuda a emagrecer

Fonte: www.tuasaude.com, por Tatiana Zanin (Nutricionista)*

Quanto mais forte o sabor da pimenta, maior o seu conteúdo de capsaicina, que está presente principalmente nas sementes e nas nervuras da casca da pimenta.Os tipos de pimenta mais usados no Brasil são a pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro e pimenta malagueta, que são adicionadas principalmente para temperar carnes, peixes e mariscos, além de poderem ser usadas em molhos, massas e risotos.

As pimentas variam de acordo com sua origem e seu poder de picância, mas todas trazem benefícios para a saúde, pois são ricas em capsaicina, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que ajuda a melhorar a digestão e aliviar a dor.

Principais benefícios da pimenta para saúde

Os benefícios da pimenta são devidos principalmente à presença da capsaicina, que tem ações importantes para o organismo como:

  • Aliviar a congestão nasal;
  • Aliviar a dor, pois libera hormônios no cérebro que são a sensação de prazer e bem-estar;
  • Atuar como antioxidantes, prevenindo alterações nas células e câncer;
  • Agir como anti-inflamatório;
  • Estimular a digestão;
  • Aumentar a libido;
  • Favorecer a perda de peso, pois aumenta o metabolismo;
  • Melhorar a coceira e as feridas na pele em casos de psoríase.

Quanto mais forte o sabor da pimenta, maior o seu conteúdo de capsaicina, que está presente principalmente nas sementes e nas nervuras da casca da pimenta.

Tipos e Benefícios de cada Pimenta

Os tipos de pimenta variam de acordo com a região que são produzidas, o tamanho, a cor e a força do sabor que elas trazem. Na lista a seguir, a ardência da pimenta está classificada de 0 a 7, e quanto maior a classificação, mais forte é a pimenta.

Caiena ou dedo-de-moça: usada principalmente para produção de molhos e picles. Picância: 6.

Pimenta-de-cheiro: indicada para temperar peixes, crustáceos, pratos com frango, risotos e legumes refogados. Picância: 3.

Pimenta-do-reino: muito utilizada na culinária mundial, pode ser usada como tempero para todos os tipos de pratos. Picância: 1-2.

Malagueta e Cumari: usadas para temperar feijoada, carnes, acarajé, bolinhos e pastéis. Picância: 7.

Fidalga: usada para temperar peixes e fazer marinadas de legumes e comidas em conserva. Picância: 4.

Cambuci e americana: são pimentas doces, usadas recheadas, grelhadas, assadas ou em pratos com picles e queijos. Picância: 0.

É importante lembrar que apesar de trazer benefícios para a saúde, o uso excessivo de pimentas pode irritar o intestino e piorar os sintomas de úlcera, gastrite e hemorroidas.

Além da fruta fresca, a capsaicina, substância ativa da pimenta, também pode ser encontrada em cápsulas chamadas Capsicum, que devem ser tomadas diariamente em doses entre 30 a 120 mg, sendo 60 mg a dose mais utilizada.

Como usar a pimenta para emagrecer

Para emagrecer, a pimenta deve ser usada como tempero e adicionada em todas as refeições, especialmente no almoço ou no jantar, podendo ser usada fresca, em pó ou na forma de molhos. Outra dica para potencializar a perda de peso é adicionar uma pitada de pimenta em sucos, vitaminas e na água, pois isso ajuda a aumentar o metabolismo durante todo o dia, queimando mais calorias.

É possível plantar pimenta em casa e fazer conservas para temperar as refeições. Em casa, a pimenta deve ser plantada vasos médios, de cerca de 30 cm de diâmetro, devendo ser regada sempre que a terra estiver seca, de preferência pela manhã ou ao final da tarde. Se necessário, deve-se amarrar uma estaca fina ao lado do pimenteiro, para guiar seu crescimento.

A pimenta faz mal?

O consumo frequente da pimenta em todas as refeições ou até mesmo o consumo de uma grande quantidade de pimenta somente no almoço ou no jantar pode ser prejudicial para o estômago. Assim, pessoas que tem o estômago sensível e sente algum desconforto ao consumir pimenta devem consumir este alimento em menor quantidade e de forma esporádica para não desenvolver uma gastrite ou úlcera gástrica.

Além disso, o consumo excessivo ou frequente da pimenta aumenta o risco de hemorroidas que são pequenas veias dilatadas no ânus, causado dor anal e dificuldade para evacuar. Por isso, quem possui hemorroidas não deve consumir nenhum tipo de pimenta, especialmente durante um período de crise. Fora da crise seu consumo pode ser esporádico porque o excesso de pimenta pode levar ao surgimento de hemorroida.

*Tatiana Zanin - Nutricionista

Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 Nº 15097.

Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas cuide também da sua saúde, e proteja o futuro da sua família, peça uma proposta de seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br ou ligue para (11) 5533-8844, whatsapp (11) 97596-5235 ou envie-nos um e-mail cas@caseguros.com.br