Conheça os benefícios do alecrim, a erva que traz alegria

Fonte: www.osegredo.com.br, em 06/06/2018

Desde a antiguidade o alecrim é conhecido pelos benefícios que oferece à saúde humana.Seja para temperar as batatas rústicas, curar a cólica ou para afastar o 'mau olhado', o alecrim é uma das plantas mais usadas no mundo. Mas você conhece todos os seus benefícios?

Essa planta é conhecidíssima pelos mais velhos, é usada desde chás para curar enfermidades do corpo, até como amuleto para trazer melhor sorte e tornar os dias melhores do que são.

Quer conhecer todo o real poder do alecrim? Então, siga o caminho que trata das origens e benefícios dessa planta tão antiga.

As origens do alecrim

O poder do alecrim tem suas origens na região do Mediterrâneo. Veio de lá essa planta que hoje é tão conhecida por todo o mundo. E começou a ser utilizada há milhares de anos, tanto na medicina natural por meio de chás, como também como tempero. Os benefícios de seu uso são conhecidos há muito tempo.

O alecrim também é conhecido como erva da alegria. E a ciência reconhece seu poder já há muito tempo, tanto na parte física quanto na mental. Os estudos indicam que seus óleos essenciais facilitam a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar do ser humano.

O poder do alecrim pode ser visto em aromatizantes de ambientes com seu odor agradável. Além disso, ele também realça sabores de alimentos assados, carnes, legumes, molhos, pães e tudo o mais que se deseje temperar com essa planta milenar.

O alecrim também é uma erva considerada como um excelente fitoterápico, ou seja, é um tipo de planta ideal para ser usada com fins terapêuticos. Suas folhas, secas ou frescas, são usadas na preparação de chás e até mesmo tinturas. Já as partes floridas são a matéria-prima para a produção de óleos e essências.

O poder do alecrim e todas as suas vantagens

Bom para o corpo – Dentre as grandes vantagens de se aproveitar o poder do alecrim, há os benefícios notórios para o corpo. Dentre chás e temperos, ele pode combinar com diversos sabores diferentes. Beneficia a circulação sanguínea e faz com que o sangue passe com mais facilidades pelas artérias, já que fortalece os vasos sanguíneos de forma desintoxicante, deixando o organismo mais forte e fortalecendo o sistema imunológico. Com isso, impede e combate a ação de bactérias e vírus.

O poder do alecrim é fortíssimo contra diversas enfermidades. Confira algumas delas:

Equilíbrio da pressão arterial – Pessoas com pressão alta podem contar com o poder do alecrim, já que suas propriedades ajudam a regularizar a circulação sanguínea;

Contra a tosse, gripe, asma e problemas respiratórios – O alecrim é um estimulante e, por isso, ajuda a combater crises no sistema respiratório, já que sua ação expectorante é das mais notórias dentre as plantas e ervas;

Melhora a digestão – Diurético, o alecrim possui diversos minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. Tal ação auxilia a perda de peso para quem segue alguma dieta com esse fim. Além disso, ele é digestivo e sudorífero, reduzindo sintomas da má digestão por auxiliar na limpeza do fígado;

Alivia cólicas – O chá do alecrim facilita o período difícil da menstruação e alivia as cólicas, que tanto causam problemas e estresse para as mulheres naqueles dias;

Reduz gases intestinais – Quando as doses de chá de alecrim se tornam diárias, reduzem-se os gases intestinais, em decorrência de sua ação carminativa, causando melhor alívio e menos constrangimento a quem sofre desse problema;

Combate o estresse – O poder do alecrim é capaz de relaxar os nervos e acalmar os músculos, por aumentar o fluxo sanguíneo e beneficiando cérebro e memória;

Contra dores diversas – O chá de alecrim também é um aliado no combate a dores reumáticas, contusões, hemorroidas e dores diversas que podem estar incomodando quem a ele recorre;

As contraindicações do chá ou tintura de alecrim são para mulheres gravidez ou em lactação, menores de 12 anos e pessoas com diarreias, bem como a doses muito elevadas da erva.

Bom para a mente – O poder do alecrim já era conhecido até na Grécia Antiga. Naquela época, colocavam-se ramos de alecrim sobre as cabeças, pois se acreditava que a erva era capaz de auxiliar na memória e raciocínio, trazendo bons pensamentos. Até mesmo os túmulos tinham a erva sobre eles colocada, por se acreditar que o ente falecido ficaria na memória das pessoas.

Para a memória, hoje é utilizado o óleo de alecrim, o que estudiosos pesquisam há muito tempo. Em uma época tão atormentada com males como o Alzheimer, por exemplo, vale a pena dedicar mais atenção ao alecrim e seus benefícios em sua dieta.

Bom para a casa – O poder do alecrim também está ligado diretamente à proteção. Ele é utilizado por diversas culturas como um amuleto para não deixar a casa, o trabalho e a família sem proteção.

Costuma-se encontrar a erva em arranjos com outras plantas, tal como o vaso de sete ervas, por exemplo.Também é comum vê-lo ao lado de uma folha de arruda na entrada de casa para aumentar o poder de proteção para quem ali mora.

Na varanda, nas janelas, em lugares com grande circulação de ar. Qualquer lugar é próprio para o alecrim.Seu aroma é agradável e vai perfumar o ambiente com sua energia positiva.

Não abra mão do poder do alecrim!

Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas cuide também da sua saúde, e proteja o futuro da sua família, peça uma proposta de seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br ou ligue para (11) 5533-8844 ou pelo e-mail cas@caseguros.com.br