O desafio do mercado de seguros diante do novo hábito de compra por mobile

Fonte: www.ecommercebrasil.com.br, em 11/10/2019, adaptado por Orlando Coutinho, em 07/11/2019

A população brasileira com acesso a smartphone é de 60% do total, e representa 90% do potencial de compra do país.O Panorama do Comércio Móvel no Brasil mostra que 85% dos brasileiros que possuem um smartphone compram online. Além disso, cresce a utilização comercial do mobile e os aplicativos disputam cada vez mais a preferência dos usuários.

O levantamento foi realizado pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box. Trata-se de um panorama que busca estudar os padrões de consumo no comércio eletrônico através dos dispositivos móveis. Para Christian Reed, CEO da Opinion Box, o propósito da pesquisa “é ajudar as empresas a tomarem decisões mais inteligentes”.

Durante a divulgação do panorama, o executivo explicou, ao lado de Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador da pesquisa, como a cada edição surge a necessidade de incluir novas variáveis para acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor.

As novas variáveis se tornam necessárias porque o padrão de consumo muda radicalmente a cada nova tecnologia. “A transformação digital tem como base a tecnologia, mas ela é, acima de tudo, uma transformação humana”, explica Reed.

Atualmente, a população brasileira com acesso a um smartphone é de 60% do total, representando 90% do potencial de compra do país. A partir dessa informação, é possível traçar uma relação entre os aplicativos mais usados e preferidos pelo usuário em cada categoria de destaque.

E o mercado de seguros como está acompanhando essa evolução?

Ao contrário dos bancos, que já disponibilizam quase todas as operações dos seus clientes por aplicativos, as seguradoras ainda não atentaram para a grandeza desse mercado que precisa ser atendido por essa nova tecnologia que mudou os hábitos de compra dos consumidores cuja utilização é irreversível.

De forma muito tímida, com pouquíssimos produtos adaptados para venda on-line, as seguradoras obrigam os seus potenciais clientes a contratem suas apólices através de um corretor de seguros, por telefone ou por e-mail.

Dentro dessas pequenas excessões temos dois produtos da Porto Seguro que podem ser contratados totalmente on-line pelo próprio segurado: o seguro viagem e o seguro de equipamentos portáteis.

O Porto Seguro Viagem é o mais simples, rápido e eficiente seguro para viagem do mercado, disponibiliza 21 coberturas e assistências médica, odontológica e jurídica em todos os destinos do mundo, simule e contrate em www.viagemmaissegura.com.br

O Porto Seguro Equipamentos Portáteis garante:

  • Danos físicos ao aparelho: em caso de acidente, incêndio, queda de raio, impacto de veículos ou danos na tentativa de roubo;
  • Danos elétricos: descargas elétricas, oscilações de energia e curtos circuitos.
  • Cobertura contra roubo e furto: quando o aparelho é roubado ou subtraído sob ameaça direta ou após um arrombamento (exceto se o aparelho for deixado em veículo).
  • Danos por água/liquido: em caso de danos ocasionados por água ou qualquer substância líquida.

Garantia Internacional: as garantias contratadas podem ter extensão de cobertura também para fora do Brasil.

Condições de contratação:

  • O valor mínimo do aparelho deve ser de R$ 500,00.
  • Somente para aparelhos com até 1 ano de uso a partir da data na nota fiscal.
  • Ter a nota fiscal do aparelho (mesmo os comprados no exterior, basta guardar a nota do país de origem). Em caso de nota fiscal com nome diferente do segurado titular, será exigida uma carta de doação ou documento que comprove a aquisição.

Simule e contrate em www.equipamentoseguro.com.br

Fique Seguro: A Coutinho Seguros disponibiliza alguns links para solicitação de propostas on-line:

Para Seguro de Automóvel acesse www.seucarroseguro.com.br

Para Seguro de Residências acesse www.suacasasegura.com.br

Para Seguro de Empresas acesse www.suaempresasegura.com.br

Para Seguro de Fiança Locatícia acesse www.seufiador.com.br

Para Seguro de Vida Mulher acesse www.vidamaismulher.com.br

Para Seguro de Vida Homem acesse www.vidamaissegura.com.br