Ministério da Saúde lança aplicativo sobre o coronavírus

No app, o cidadão pode se informar sobre maneiras de se prevenir e o que fazer em caso de suspeita e infecção.O Ministério da Saúde lançou aplicativo Coronavírus-SUS para conscientizar a população sobre o Covid-19. A partir do aplicativo, que está em plataformas da App Store e Play Store, disponível para Android e IPhone, os cidadãos poderão obter informações seguras sobre o coronavírus, e orientações sobre sintomas da doença, com dicas de prevenção, entre outras funcionalidades.

Além de informativos sobre prevenção, sintomas e formas de transmissão, o aplicativo Coronavírus-SUS fornece triagem virtual e mapa detalhado de unidades de saúde próximas. Assim, em caso de suspeita de infecção, o cidadão pode conferir se os sintomas são compatíveis com o do Coronavírus, para então ser instruído e encaminhado para a unidade de saúde básica mais próxima da sua região.

Entre os esforços para conscientizar a população sobre cuidados contra o coronavírus, o Ministério da Saúde já havia lançado um pacote de figurinhas para o WhatsApp, com ilustrações indicando ações que podem ser feitas para evitar a contaminação com o vírus causador da doença.

Também com o objetivo de esclarecer a população sobre as notícias falsas disseminadas sobre o tema, o Ministério da Saúde criou um canal de comunicação no WhatsApp, onde recebe mensagens dos cidadãos para responder oficialmente se as informações circuladas na internet são verdadeiras ou falsas.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640. Algumas dessas notícias falsas estão disponibilizadas também no aplicativo Coronavírus-SUS.