Explicando Seguro

Conheça o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, ele pode salvar o seu patrimônio

Fonte: Da Redação, por Orlando Coutinho Junior, em 23/04/2018

 Advogados, agentes de viagem, agrônomos, arquitetos, contadores, corretores de imóveis, dentistas, engenheiros, médicos, entre outros, devem contratar um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

Advogados, agentes de viagem, agrônomos, arquitetos, contadores, corretores de imóveis, dentistas, engenheiros, médicos, entre outros, são profissionais liberais, que trabalham por conta própria, em sociedades ou escritórios com outros profissionais e são registrados em entidades de classe, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e os CREAs (Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), e oferecem seus serviços diretamente aos clientes.

Esses serviços normalmente envolvem um grande grau de responsabilidade. Por isso, a contratação de um seguro de responsabilidade civil profissional é essencial para profissionais liberais protegerem seu negócio e seus clientes de eventuais perdas financeiras.

Sem essa proteção, o patrimônio pessoal pode vir a ser arrestado por decisão judicial para pagar perdas econômicas reclamadas por terceiros.

É um direito básico do consumidor que “o fornecedor de serviços responda, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação de serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas”.

Por outro lado, o Código Civil também é um aliado poderoso de quem é prejudicado pelo exercício profissional inadequado, e o seu artigo 186 diz: “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.

Mais adiante, no artigo 927, da lei civil, encontra-se: “Aquele que, por ato ilícito causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”. E o artigo 942 reforça que: “Os bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado”.

O principal objetivo de um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, é garantir a proteção do seu patrimônio na hipótese de você ser responsabilizado, judicialmente ou por meio de reclamação direta, por ter causado danos materiais, corporais ou morais involuntários a terceiros.

A indenização que o segurado tiver que pagar poderá ser reembolsada até o limite previsto na apólice, dependendo das coberturas contratadas, podendo ainda incluir as despesas com custas judiciais e advogado. 

A Argo Seguros Brasil, de origem americana, trouxe para o Brasil a sua expertise internacional em seguros de responsabilidade civil profissional através do PROTECTOR.

O PROTECTOR é um seguro inovador, desenvolvido para proteger profissionais de diversas atividades. Da cotação à contratação, o processo é rápido, simples e totalmente digital. E ainda oferece uma ampla gama de serviços e benefícios.

A contratação é 100% online, feita em menos de 5 minutos, e com parcelamento em até 12x no boleto ou no cartão. Depois da ativação, você pode verificar sua apólice, notificar sinistros, fazer alterações e realizar outras ações diretamente no site ou pelo aplicativo móvel.

Além das coberturas mais completas do mercado, os segurados Protector também contam com uma série de vantagens que incluem descontos especiais, pontos no Multiplus, Sala de Emergência e muito mais.

Fique Seguro: simule e contrate on-line o seu seguro RC Profissional em www.profissionalmaisseguro.com.br

Comente essa matéria, tire suas dúvidas, clique aqui e fale conosco



Todos os Seguros é o site da Coutinho Administradora e Corretora de Seguros.

Rua Edson, 700 - Campo Belo - CEP 04618-032 - São Paulo - SP

Tel: (11) 5533-8844 • Whatsapp: (11) 97596-5235

cas@caseguros.com.br