Instituto de Arte de Chicago disponibilizou milhares de obras de arte em alta resolução

Fonte: www.revistabula.com, por Carlos Willian Leite

Two Sisters (On the Terrace), Pierre-Auguste Renoir.O Instituto de Arte de Chicago disponibilizou para visualização online, compartilhamento ou download (sob licença Creative Commons), 44 mil imagens de obras de arte em altíssima resolução, além de livros, estudos e pesquisas sobre a história da arte.

Entre os tesouros do acervo estão obras como: O Quarto (1889), de Vincent van Gogh; Nighthawks (1942), de Edward Hopper, Gótico Americano (1930), de Grant Wood; Paisagem da Cidade (1955), de Joan Mitchell; Lírios de Água (1906), de Claude Monet; A Grande Onda (1830), de Katsushika Hokusai; A Poltrona Vermelha (1931), de Pablo Picasso; Auto-Retrato (1887), de Vincent van Gogh; A Torre Vermelha (1911), de Robert Delaunay.

Para o historiador da arte, Bendor Grosvenor, o sucesso das coleções online de acesso aberto, além de democratizar a arte, vêm ajudando a formar um novo público museológico. Grosvenor acredita que quanto mais pessoas forem expostas à arte on-line, mais visitas pessoais acontecerão aos museus.

A coleção está disponível em seis categorias: paisagens urbanas, impressionismo, essenciais, arte africana, moda e animais. Também é possível pesquisar pelo nome da obra, estilo, autor ou período. Para navegar pela imagem em alta definição, basta clicar sobre ela e utilizar a ferramenta de zoom. Para fazer o download, disponível para obras de domínio público, é preciso utilizar a seta localizada do lado inferior direito da imagem.

Para acessar lique no link do Instituto de Arte de Chicago www.artic.edu/collection

Fique Seguro: Viva intensamente, estude, trabalhe, passeie bastante, mas cuide também da sua saúde, e proteja o futuro da sua família, faça seguro de vida em www.vidamaissegura.com.br